O iPhone dobrável está mesmo a caminho, isto já não é novidade para ninguém, e ao que tudo indica vai chegar já em setembro de 2026. Chamam-se para já iPhone 18 Fold, e segundo os rumores mais recentes, vem com um design ao estilo “livro” muito semelhante ao Galaxy Z Fold 7 da Samsung.
Mas há um detalhe que está a surpreender toda a gente: o preço pode não ser tão absurdo como se pensava.
iPhone 18 Fold: Afinal vamos ter um preço… razoável?
De acordo com uma nota do analista Samik Chatterjee, o iPhone dobrável vai custar 1999 dólares. Sim, ainda é caríssimo, mas muito mais em linha com o resto do mercado. Ou seja, muito menos do que os 2500 dólares que alguns analistas apontavam até agora.
Com este preço mais “controlado”, Chatterjee acredita que a Apple pode estar a preparar um sucesso imediato.
A projeção é de 10 a 15 milhões de unidades vendidas logo no primeiro ano fiscal (2027), e mais de 40 milhões até 2029. Seria um recorde para este segmento, e poderia mesmo dar uma nova vida a este tipo de aparelho.
iPhone 18 Fold: specs, design e o truque da Apple
Segundo o mesmo relatório, o iPhone Fold vai ter um ecrã externo de 5.5’’ e um painel interno dobrável de 7.8’’. Mas o verdadeiro destaque vai para o facto de não ter vinco.
Sim, a Apple quer mesmo apresentar o primeiro dobrável sem aquela dobra no meio que tanto irrita os utilizadores. Para isso, vai usar um novo tipo de tecnologia mais avançada, e claro, mais cara. Mas se conseguir manter o preço abaixo dos 2000€, como parece, será um feito impressionante.
Aliás, a acontecer, vai meter todas as fabricantes do lado Android a fazer contas de cabeça. Se a Apple oferece melhor tecnologia ao mesmo preço… Algo vai ter de mudar.
Além disso, a Apple está a estudar formas de baixar os custos de fabrico em geral, não só por causa deste modelo dobrável, mas também para lidar com os impactos das tarifas comerciais que se adivinham. A mesma estratégia está a ser usada com o iPhone 17, precisamente para evitar aumentos este ano.
Uma jogada que pode mexer com todo o mercado?
Até agora, os dobráveis têm sido um nicho caro e complicado. A entrada da Apple neste mercado pode ser o verdadeiro ponto de viragem. Não só pode pôr os consumidores a olhar para os dobráveis de forma diferente, como pode obrigar os concorrentes a reagir e inovar.
Temos de esperar para ver.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!