A Apple nunca chega primeiro às novas tecnologias, prefere chegar depois, curiosamente (quase) sempre de forma diferente. É uma estratégia de sucesso, que tem sido replicada ao longo das muitas gerações do iPhone, bem como de outros aparelhos da empresa da maçã.
Assim, numa altura em que todas as fabricantes Android andam a lutar pela Inteligência Artificial Generativa, eis que a Apple aparece com muita calma, sem qualquer gota de preocupação no seu rosto. Porquê? Bem, o plano já está em andamento, e quando acontecer, vai ser diferente de tudo aquilo que já vimos.
iPhone com IA em 2024 – Vai ter, mas vai ser diferente!
Portanto, ver a Apple a chegar ao mundo do IA não vai impressionar ninguém, porém, a forma como o irá fazer poderá levantar algumas sobrancelhas.
Afinal, como seria de esperar, enquanto a Google, Samsung, Honor, Xiaomi, etc… Andam todas a apostar em novas funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial, porém, na ótica da Apple, com a tecnologia atual, não faz sentido ainda apostar de forma muito significativa na tecnologia.
O que provavelmente é inteligente, visto que a grande maioria das funcionalidades IA no lado dos smartphones ainda não é transformativa, além disso, depende imenso do poderio de servidores bastante longe do aparelho propriamente dito. (A grande maioria da computação IA é feita na nuvem, e não no seu smartphone).
Aliás, o facto de a grande maioria da computação ser feita em servidores poderosos, mas caros, pode fazer com que o IA comece a ser pago já em 2025.
A Apple prefere apostar em IA invisível!
É curioso, mas enquanto todas as empresas querem meter o IA no nome ou especificações dos seus produtos, a Apple nem sequer tem grande vontade de tocar na “coisa”.
Porém, apesar desta forma de agir à vista de todos, a Apple anda a apostar imenso em Aprendizagem máquina, mais concretamente na forma como as novas capacidades IA podem melhorar a experiência de utilização sem o utilizador se aperceber.
É verdade que isto começa a ser insuficiente em 2024. Mas, é exatamente por isso que a Apple anda a desenvolver os seus próprios Modelos de Linguagem, ao mesmo tempo que anda a adquirir e a absorver várias empresas focadas em IA!
Ainda assim, apesar de toda a aposta e investimento, é esperado uma aposta mais conservadora, menos invasiva, e por isso bastante mais simples.
Porquê? Para testar e fazer evoluir a tecnologia ao longo do tempo.
Podemos estar enganados, mas a Apple tem um historial de se atrasar na implementação das tecnologias mais recentes… Para depois ter sucesso onde outros falharam! Levando tempo a aperfeiçoar e polir as funcionalidades até estas serem realmente úteis.
E, pelo que vale, a IA generativa ainda tem de provar que é um sucesso. Ora olhe para a grande aposta da Microsoft em chatbots para dar vida ao motor de busca preferido de ninguém, o Bing. Uma aposta que ainda não se traduziu num grande aumento da quota de mercado.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!