Isto faz-me lembrar os bons e velhos filmes da Marvel, mais concretamente quando Thanos disse a Homem-de-Ferro, “depois de todos os teus falhanços, o que aconteceu? Voltaste para mim.” Pode parecer engraçado, mas isto da Apple e da IA cheira a muito do mesmo.
A gigante Norte-Americana não está a conseguir agilizar a sua implementação de Inteligência Artificial, e como tal, com muitas regras à mistura, voltou-se para a Google de forma a tentar resolver a situação.
iPhone com Gemini em vez de Siri? Estranho mas provável!

Portanto, durante muitos e longos anos, a Apple fez tudo para manter o iPhone fechado a sete chaves. Era um ecossistema fechado, mais seguro, mais eficiente, e por isso também mais apelativo para certos utilizadores. Era também uma mina de ouro para a Apple, que controlava todo os detalhes que realmente interessavam.
Isto significava nada de lojas alternativas, nada de apps fora da App Store, nada de mexidas nos apps predefinidos. Mas, como deve saber, isso começou a mudar, e quem vive na União Europeia já está a ver os primeiros resultados.
Curiosamente, em linha com isto, há uma hipótese real de que os utilizadores possam substituir a Siri por outro assistente de voz, como o Gemini da Google. A mudança pode vir já com o iOS 19! Porém, só mesmo para quem vive na UE.
A Siri já ficou para trás?
A Siri já foi pioneira. Quando apareceu, parecia magia.
Mas, a verdade é que passou uma década sem evoluir como devia, e foi completamente ultrapassada por rivais como a Alexa ou até o velhinho Google Assistante. Dito tudo isto, agora, com a chegada em força da inteligência artificial generativa, a Siri ficou oficialmente obsoleta.
Basta olhar para o ChatGPT que já permite interações por voz com um nível de naturalidade impressionante. Além disso, até o Gemini, da Google, após algumas dificuldades iniciais, também já entrou nesse campeonato com o modo Gemini Live, integrado em tudo o que é Android.
Enquanto tudo isto acontece, a Apple ainda está a trabalhar numa nova Siri baseada em IA. Porém, depois de vários atrasos, esta novidade só deve chegar em 2026. Até lá, a Siri continua a ser… a Siri.
Limitada, previsível e infelizmente pouco útil.
A mudança obrigatória (na Europa)?
Com as novas regras do Digital Markets Act, a Apple é obrigada a permitir que apps como o browser ou a app de e-mail possam ser substituídas por alternativas. E o próximo passo pode ser trocar o assistente de voz. Se isso acontecer, o Gemini é o candidato mais óbvio.
Aliás, a app do Gemini já está disponível no iPhone, mas funciona de forma isolada. A grande diferença seria a possibilidade de o configurar como assistente predefinido: Ou seja, fazer chamadas, enviar mensagens, adicionar eventos ao calendário ou controlar a casa inteligente, tudo isto de forma mais embrenhada com o ecossistema da Apple.
Se isso acontecer, seria a primeira vez que a Apple abre mesmo a porta a um concorrente direto dentro do próprio sistema. Ainda não se sabe se a integração vai ser total ou se ficará limitada aos serviços da Google. Além disso, também não está claro se o ChatGPT poderá concorrer na mesma categoria.
Mas tendo em conta a relação que a Apple já tem com a Google, é algo que faria todo o sentido.
Em suma, a Apple está prestes a ceder parte do seu controlo? Talvez. Mas será que o utilizador comum vai mesmo trocar a Siri por algo mais inteligente? Essa é a verdadeira questão, porque quem quer Apple, não quer abrir os braços à Google.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

