Android vs iOS – Caso não saiba, recentemente decidi ir de malas e bagagens para o lado do iOS, isto a partir de um iPhone 15 Pro Max, um smartphone tão popular que mesmo apesar de ter sido lançado em Setembro, continua esgotado na grande maioria das lojas Portuguesas.
Assim, depois de muitos e longos anos no ecossistema Android, voltei para os lados das maçãs trincadas, para perceber afinal se o pasto é mais verde, ou é tudo um rumor infundado.
Uma comparação especialmente importante na parte das apps, mais concretamente na forma como estas são desenvolvidas, lançadas, mantidas e utilizadas pelo considor. Afinal de contas, historicamente, uma app é quase sempre superior no lado iOS quando comparada à sua cara metade no Android. Ainda é verdade? Sim e não, mas já lá vamos.
iPhone também tem bugs e não são poucos!
Portanto, apesar de acreditar que existiu uma convergência incrível entre os sistemas operativos mais importantes do mundo mobile (iOS e Android), sendo possível ter o mesmo tipo de uso num iPhone que temos num outro qualquer smartphone Android comparável (ex: Galaxy S23, Xiaomi 13, Pixel 8). A realidade é que ainda existem algumas diferenças no ecossistema, especialmente na forma como as apps são desenvolvidas.
Aliás, durante muitos e bons anos, sempre foi “vendida” a mensagem que um iPhone pura e simplesmente funcionava, ao ser mais simples, mais rápido e mais eficiente, isto enquanto um Android era mais complexo, e apesar de ser um sistema mais aberto, sempre acompanhado por algumas complexidades estranhas e difíceis de lidar no dia-a-dia.
Android vs iOS em 2023
Isto ainda é verdade em alguns pontos, mas já não é a verdade Universal de outros tempos.
Aliás, basta olhar para o recente lançamento da gama de smartphones iPhone 15, para perceber que a Apple, apesar de todas as vantagens competitivas que tem ao desenvolver tudo “in-house”, também está a ter dificuldades no desenvolvimento do seu próprio software.
Curiosamente, segundo os mais recentes rumores e “leaks”, a Apple acabou de meter um travão no desenvolvimento do iOS 18! Estamos a falar da grande atualização do próximo ano, para começar a fazer uma caça gigantesca a ‘bugs’ dentro do sistema operativo. Alguns já existentes e que andamos a experienciar em todos os iPhone já lançados, outros novos que entretanto apareceram no desenvolvimento e implementação de novas tecnologias e funcionalidades.
Aliás, no meu iPhone 15 Pro de 1499€, apanho bugs todos os dias, seja na abertura da app de câmara, ou pura e simplesmente na abertura de uma app banal que uso no dia-a-dia. Problemas que me fazem fechar a app, por vezes mais que uma vez, para voltar a ter uma funcionalidade normal. Isto é o exemplo de um ecossistema que “apenas funciona”?
Ainda assim… Em defesa da Apple, e também da Google, isto nem sempre é problema do sistema operativo destas gigantes.
Por vezes a culpa também recai no código mal feito das empresas responsáveis pela grande maioria das apps que utilizamos no nosso dia-a-dia. Um caso mais concreto pode ser o Instagram! Uma app extremamente popular que nas primeiras versões do iOS 17 causou um gasto de bateria exagerado e até um sobreaquecimento do novo SoC da Apple.
- Um problema que foi levado ao exagero por entusiastas e até por reviewers! Que prontamente meteram em causa o novo SoC de 3nm que a Apple anda a comprar à TSMC, o A17 Pro.
Infelizmente, o código “esparguete” aparece em todo o lado, não é apenas no sistema operativo. Ou seja, por vezes a culpa nem é do seu smartphone, mas sim da incapacidade de desenvolvimento de outras entidades.
Android tem aqui oportunidade para evoluir e saltar à frente da rival!
Caso ainda não tenha percebido, com a corrida à Inteligência Artificial nos smartphones, estamos a ver várias fabricantes a revolucionar o seu sistema operativo!
Como é o caso da Xiaomi que deixou o MIUI para trás de forma a apostar no novo HyperOS. Isto sem nunca esquecer a Samsung, que também aparenta estar pronta a revolucionar o OneUI em 2024.
Se a Apple não apanhar este comboio, corre riscos sérios.
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.