iPhone: Apple quer começar a fazer poupanças em 2024

Como deve saber, estamos prestes a dar as boas vindas à nova geração de smartphones Apple iPhone, que claro está, vai ter como base um novo processador baseado no melhor que a TSMC tem para oferecer. Estamos a falar do SoC A17 Bionic, que deverá ser produzido nas linhas de 3nm da TSMC.

Dito tudo isto, apesar do poderio da TSMC, a realidade é que esta entidade é uma das maiores culpadas das subidas de preço dos últimos anos. A TSMC oferece os melhores processos de produção, com a melhor performance e eficiência energética. A empresa de Taiwan tem na sua mão o domínio do mercado, e como tal, pode pedir o dinheiro que quiser pelos seus produtos.

As coisas chegaram a um ponto, que até a Apple, uma das empresas mais poderosas e com mais dinheiro do planeta, não quer pagar os preços da sua principal parceira. Sendo exatamente por isso que 2024 parece ser um ano de poupança para a gigante da maçã.

iPhone: Apple quer começar a fazer poupanças em 2024

Portanto, como dissemos em cima, a Apple vai produzir o SoC A17 Bionic nas linhas de 3nm da TSMC, mais concretamente para as linhas N3B. No entanto, em 2024, a Apple quer mudar para as mais simples e baratas linhas N3E. Porquê mais simples e baratas? Bem, estas linhas não são tão complexas, mas também não oferecem o mesmo nível de performance e eficiência energética. A diferença anda à volta dos ~5%.

Diferenças Principais entre o N3B e o N3E:

O processo N3E é mais barato e mais simples, porque tem menos camadas, e por isso, uma menor densidade de transístores. Além disso, o N3E também tem yields mais saudáveis, ou seja, um custo menor por chip.

Isto é interessante, porque o processo N3B foi desenvolvido com a ajuda da Apple. Mas, a própria decidiu agora abandoná-lo para ter acesso a um mais simples, mais barato, e por isso com menos impacto nas suas contas.

Porém, é expectável que a mudança de linhas não tenha um grande impacto no SoC A17 Bionic. Deve ser algo mais apontado para o A18 (2024) e A19 (2025). Algo que só ficou clarificado agora! Visto que os primeiros rumores mencionavam uma primeira remessa de processadores A17 produzidos na linha mais cara, e uma segunda remessa na linha mais barata. O que claro está, iria significar iPhones com o mesmo nome, mas diferentes níveis de performance.

Isto não deve acontecer aos iPhone 15 Pro e Pro Max. Porém, os iPhone 16 e 16 Plus de 2024, que deverão chegar ao mercado com o A17 Bionic, já devem trazer níveis de performance mais baixos.

 

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.