Todos os iPhones lançados após o iPhone 7 são resistentes ao pó e à água. Entretanto o iPhone XS e posteriores têm um classificação IP68. Isto significa que podem ser submersos até 30 minutos, com uma profundidade que varia entre 2 e 6 metros, consoante o modelo do iPhone. Embora isto possa dar a impressão de que pode nadar com um iPhone ou mergulhá-lo debaixo de água, é importante notar que a Apple não cobre danos causados por líquidos ao abrigo da garantia. Assim se o iPhone apanhou água veja qual a primeira coisa a fazer!
Se o iPhone apanhou água esta é a primeira coisa a fazer!
Sabia que consegue perceber se o sensor do iPhone detectou água ou não?
Embora o iPhone deva funcionar corretamente após um derrame acidental ou uma queda na piscina, se parecer que não funciona corretamente, é possível que esteja danificado pela água. A maioria dos iPhones tem um LCI (Indicador de contacto com líquidos) no interior do tabuleiro do cartão SIM, desde que o iPhone aceite um cartão SIM físico. Para o ver, retire o tabuleiro do cartão SIM e acenda uma lanterna no interior. Se vir um ponto vermelho, significa que há danos por líquido. Embora os danos graves exijam a reparação do iPhone, poderá ser possível recuperá-lo se agir rapidamente.
Desligue-o
Se o seu telemóvel ficar danificado pela água, a primeira coisa que tem de fazer é desligá-lo. Um iPhone é um dispositivo eletrónico e a água pode provocar um curto-circuito. Uma vez que os iPhones são resistentes à água, o ecrã pode continuar a funcionar mesmo que tenha estado debaixo de água durante vários minutos. Não se sinta tentado a continuar a utilizar o iPhone normalmente, especialmente se o ecrã ou o corpo apresentarem sinais visíveis de danos.
Para desligar o iPhone, mantenha premido o botão lateral e um dos botões de volume até aparecer no ecrã a barra deslizante Deslizar para desligar. Arraste-o para o desligar. Se tiver um iPhone com um botão Início, prima sem soltar o botão lateral e arraste a barra no ecrã.
Se o iPhone já estiver desligado, não se sinta tentado a voltar a ligá-lo para verificar se está a funcionar. Em vez disso, espere até que esteja completamente seco, de preferência durante 24 a 48 horas.
Remova o máximo de humidade possível
Se o iPhone esteve submerso em água salgada, lave-o com água da torneira, pois o sal pode corroer rapidamente o conetor de carregamento e os componentes internos. Limpe o iPhone com um pano macio e que não largue pêlos. Em seguida, bata suavemente o iPhone contra a palma da mão ou uma toalha macia, com a porta Lightning ou USB-C virada para baixo. Também pode fazer isto sobre uma toalha macia. Isto permitirá que a água acumulada seja drenada da porta de carregamento e dos altifalantes. Não abra a ranhura do cartão SIM do iPhone até este estar completamente seco.
Se quiser acelerar o processo de secagem, a Apple recomenda colocar a porta de carregamento do iPhone diretamente em frente a uma ventoinha que sopre ar fresco. Deixe-o secar completamente antes de o ligar ao carregador. Para acelerar o processo de secagem, pode colocar o iPhone numa caixa ou num frasco rodeado de pacotes de sílica gel. O gel de sílica absorve a humidade de forma eficaz, mas é necessário ter pacotes suficientes à mão para que este método funcione.
Se a água se tiver infiltrado no altifalante do iPhone e estiver a tornar o som abafado, pode tentar removê-la utilizando uma aplicação de ejeção de água, como a Sonic ou a Water Eject Speaker Cleaner. Estas aplicações emitem sons ultrassónicos para forçar a água a sair da cavidade do altifalante. Aguarde até o iPhone secar completamente antes de tentar fazer isto.
O que não fazer se o iPhone estiver danificado pela água
Todos nós já ouvimos o velho mito de colocar o iPhone num saco de arroz para remover a humidade. No entanto este método não faz realmente nada e pode causar mais corrosão, uma vez que o arroz não consegue eliminar as infiltrações internas de água. Além disso, as pequenas partículas de arroz podem ficar alojadas nas aberturas do iPhone e o amido pode misturar-se com a humidade, causando mais danos.
Se ligar o carregador e vir um alerta de líquido detectado no ecrã do iPhone, deve desligar imediatamente o cabo de carregamento. A Apple afirma que carregar o iPhone quando a porta está molhada pode provocar a corrosão dos pinos de carregamento, o que pode resultar em problemas de conetividade. Pode ignorar esta notificação em caso de emergência e continuar a carregar o iPhone, mas lembre-se de que isto pode provocar um curto-circuito no dispositivo.
Se precisar mesmo de carregar o iPhone depois de este ter sido exposto à água, utilize um carregador sem fios, se tiver um à mão. Certifique-se de que seca a parte de trás do iPhone antes de o colocar no carregador.
Embora possa ser tentador utilizar um secador de cabelo para acelerar o processo de secagem de um iPhone danificado pela água, a Apple desaconselha esta prática. Além disso, não utilize ar comprimido para forçar a saída de água do altifalante e das portas. Se a porta de carregamento estiver molhada, evite utilizar um cotonete ou uma toalha de papel para a secar, pois podem ficar pedaços presos no interior.