O iPhone 16 Pro trouxe em 2024 uma novidade que deveria transformar a experiência de captura de imagem a partir de um smartphone. O botão de controlo de câmara.
A ideia era simples, mas eficaz!
Dar ao utilizador uma experiência mais próxima de uma máquina fotográfica real, com mais precisão e fluidez ao captar imagens. Mas… Vamos ser muito honestos… Ninguém usa o botão. Aqui até posso falar no meu exemplo, que apenas uso esse botão para abrir a aplicação da câmara, e para nada mais.
Por isso, ver alguns rumores a apontar para a sua remoção… Não me impressiona minimamente.
Porquê acabar com o botão?
Segundo fontes na Ásia, a Apple terá deixado de encomendar o componente por duas razões principais:
- Pouco uso pela maioria dos utilizadores. Enquanto fotógrafos e entusiastas aplaudiram a novidade, o consumidor comum praticamente ignorou a função.
- Custos de produção. Num equipamento de massas como é o caso do iPhone, cada componente precisa de justificar o seu lugar.
Ou seja, se a maioria não lhe dá uso, a Apple não vê motivos para manter o investimento.
Mais um caso como o 3D Touch?
Não seria a primeira vez que a Apple matava uma funcionalidade promissora por falta de adesão. O 3D Touch foi um exemplo claro, que até era bem amado. Tinha potencial, mas nunca conquistou o grande público e acabou por ser retirado.
O botão da câmara parece seguir o mesmo caminho.
O futuro passa pelo software e pela IA
Em vez de apostar em botões físicos, a Apple deve reforçar a fotografia computacional e as ferramentas de inteligência artificial. Estamos a falar de melhorias em cenas noturnas, deteção automática de cenários ou até mais controlo na edição diretamente no iPhone.
Funcionalidades que tocam mais utilizadores e dão uma vantagem prática imediata.
Vale a pena perder o botão?
Para o público em geral, talvez a diferença seja mínima. Mas para quem via no botão uma ferramenta que aproximava o iPhone de uma máquina fotográfica profissional, pode ser mais um sinal de que a Apple continua a privilegiar o mainstream em detrimento dos nichos.
No fim de contas, o iPhone continua a ser um dos melhores smartphones para fotografia. Mas a pergunta que fica é: a Apple está a simplificar o iPhone… ou a cortar demasiado no hardware?
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!