Isto não é um efeito só de agora, mas parece estar mais grave em 2025. Ou seja, o mercado global de smartphones está praticamente estagnado. Segundo dados da IDC, em 2025 as vendas mundiais vão crescer apenas 1%, para um total de 1,24 mil milhões de unidades. Parece irrelevante, mas há um detalhe importante: sem o iPhone, este número seria negativo.
Sim, aqui poderia dizer que sem o iPhone, as vendas iriam para outro telemóvel qualquer. Mas… As coisas não funcionam assim. Nunca funcionaram.
Dito tudo isto, a Apple vai conseguir sozinha puxar todo o setor para cima, graças a uma subida de 3.9% nas vendas de iPhones. Num contexto económico difícil, em que a procura na China continua a cair, é o iPhone que está a segurar a balança no positivo.
O efeito iPhone?
Enquanto vários fabricantes estão a sofrer, sobretudo no mercado chinês, a Apple continua a encontrar procura em regiões como os EUA, Europa, Médio Oriente e África. Muitos consumidores estão simplesmente a aproveitar o momento para trocar de iPhone, e isso basta para que toda a indústria evite uma queda.
Aqui, os factos de o design mudar um pouco, de existir o modelo Air à mistura, e de finalmente existir uma boa subida na quantidade de memória… Está a ajudar a Apple.
Mais valor, menos quantidade?
O relatório da IDC também deixa um alerta! As fabricantes já não estão obcecadas com crescimento em unidades, mas sim com valor por dispositivo. Isso explica o investimento em dobráveis e na integração de IA generativa diretamente no hardware.
Normal, mas ao mesmo tempo assustador, porque os preços podem voltar a subir, de forma significativa, dentro de muito pouco tempo.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!