O iPhone 17 Pro e Pro Max chegaram com um design que está a dividir opiniões. Há quem diga que é feio, há quem diga que é ousado, e há mesmo quem diga que é horrível e que nao faz qualquer sentido quando o iPhone 16 Pro estava “bom”.
Mas… Além do facto de ser muito complicado de perceber a cabeça dos consumidores, porque ora querem algo diferente, ora criticam o que foi feita. Também temos de ter em conta outra coisa… Será que não estamos apenas a repetir um ciclo que já vimos várias vezes no passado?
O choque inicial que se repete!
Se antigamente era normal ver smartphones diferentes em todas as gerações. Hoje em dia é quase como se fosse uma repetição daquilo que acontece na indústria automóvel. Um design é apresentado, fica no mercado durante 4~5 anos, e depois é trocado por uma evolução normal do mesmo.
Podemos até olhar para o recentemente anunciado Renault Clio, que mudou completamente de design, e que de facto também tem sido alvo de algumas críticas.
Mas nos smartphones é diferente! As pessoas trocam mais vezes de telemóvel do que trocam de carro, e a estética conta muito mais no lado do smarpthone, porque este está nas nossas mãos todos os dias, e acaba por ser um reflexo de nós próprios em qualquer contexto social.
Porém… Esta não é a primeira vez que a Apple lança algo que à primeira vista parece desajeitado. A “notch” foi alvo de piadas até à exaustão. A “ilha dinâmica” não convenceu logo toda a gente. E quem se lembra do iPhone 11 Pro, com aquelas três câmaras que geraram até debates sobre trifobia? No início, parecia horrível. Hoje é simplesmente… normal.
Entretanto, o mesmo se aplica ao módulo de duas ou três câmaras. Algo sempre criticado em cada iteração. No entanto, é agora um elemento de identidade que todos reconhecem, e que de facto até se mantém.
O que é estranho hoje, é bonito amanhã?
A verdade é que o design do iPhone 17 Pro não precisa de ser “bonito” de imediato. Até porque vai vender na mesma. Precisa é de ser reconhecível. Nisso a Apple é especialista.
Sim, o novo visual pode chocar, pode gerar memes e piadas. Mas, as vendas do iPhone já começam a falar por si.