Durante muito tempo, a grande maioria dos leaks apontou para um iPhone 17 que… Seria mais do mesmo. O mesmíssimo aspeto, mesmas capacidades, etc… Era esperado um ecrã capaz de chegar aos 120Hz, e nada mais! Até o SoC iria ser o mesmo.
Mas, a realidade é outra!
iPhone 17: Igual outra vez? Modelo base vai dar um bom salto!
A Apple parece estar a mudar de estratégia para o iPhone 17. O que faz algum sentido quando temos em conta que a estratégia de lançamentos vai mudar já no próximo ano.
Ou seja, segundo o analista Jeff Pu, a marca da maçã vai mesmo equipar o modelo base com o novo processador A19, ao contrário do que se pensava até agora. Inicialmente apontava-se para o A18, mas afinal o upgrade será mais significativo.
Assim, apesar de o design e a RAM se manterem iguais, esta alteração no chip coloca o iPhone 17 num patamar superior, alinhando-o com o novo ciclo de processadores e garantindo uma longevidade mais sólida a nível de desempenho e atualizações.
Câmaras também evoluem, mas sem exageros!
Além do chip, o iPhone 17 vai receber uma nova câmara frontal de 24 MP, o que pode representar uma melhoria importante para videochamadas e selfies. Já na traseira, tudo indica que se mantém a mesma configuração. Ou seja, um sensor principal de 48 MP e ultra grande angular de 12 MP.
Segundo o analista, tanto o modelo base como o Air terão apenas o A19 “normal”, ficando os Pro com os processadores mais potentes.
RAM, materiais e modem: o resto do lineup
Jeff Pu também confirmou que o iPhone 17 terá 8 GB de RAM, enquanto os restantes modelos (Air, Pro e Pro Max) vão contar com 12 GB. A Apple vai ainda reformular os materiais: o Air será o único com acabamento em titânio, enquanto os outros passam a usar alumínio, incluindo os modelos Pro.
Outro dado interessante está no modem. O iPhone 17 Air poderá estrear o C1, o primeiro modem 5G desenhado pela Apple. Porém, apesar de ser eficiente em termos energéticos, deverá ficar aquém das funcionalidades mais avançadas que a marca reserva para os modelos Pro.