Os novos iPhone 17 já foram apresentados, estão em pré-venda, e chegam oficialmente às prateleiras no dia 19 de setembro. É o grande lançamento do ano da Apple, e é inegavelmente um dos grandes momentos do mundo mobile.
Afinal, como sempre acontece, o mercado inteiro vai mexer-se logo a seguir. A questão é simples: os outros smartphones vão baixar de preço?
O efeito iPhone no mercado!
O iPhone não é, e de facto poucas vezes foi, um exemplo de inovação. Mas… É o smartphone que mais vende, e como tal, é o produto mais importante deste mercado. Quando a Apple faz alguma coisa, as outras marcas ficam muito atentas, e claro, quando a Apple lança um produto, há imediatamente algum tipo de resposta.
Ou seja, sempre que a Apple lança um novo modelo, o resto da indústria reage.
As marcas Android aproveitam para lançar campanhas agressivas, os retalhistas puxam por descontos nos topos de gama do ano passado e até alguns modelos recentes começam a perder valor para tentar competir com a novidade.
Isto é importante, porque nos tempos que correm, não é preciso comprar o último grito do mercado para ficar bem servido. Pode muito bem comprar um smartphone da geração passada, ou até com dois anos em cima.
Ou seja, em vez de comprar o iPhone 17, pode optar pelo iPhone 16 ou até pelo 15. Se preferir Android, pode olhar para o S25, S24, Xiaomi 15, etc… Porque, todos estes modelos estão em “fim de ciclo”, e como tal, estão com preços bastante mais apelativos. Especialmente agora que a Apple acabou de lançar iPhones novos, e visualmente diferentes.
Em Portugal, já sabemos como funciona!
Basta um novo iPhone estar em pré-venda para que, de repente, surjam promoções nos Samsung Galaxy S24, nos Xiaomi 14 ou até nos OPPO Find. É quase automático.
Por isso… Fique atento.