O iPhone 17 Air tem dado que falar, mas agora há uma nova novidade interessante que ninguém esperava. Ou seja, segundo uma fuga de informação recente, a Apple pode estar a planear mudar a câmara frontal de sítio.
Assim, em vez de estar no lado direito da Dynamic Island, como tem sido habitual nos últimos modelos, esta passaria para o lado esquerdo. Pode parecer um detalhe irrelevante, mas há mais por trás desta mudança.
Porquê mexer na câmara frontal?
A resposta parece simples. É apenas e só falta de espaço.
O iPhone 17 Air deverá ser o iPhone mais fino de sempre, substituindo o modelo Plus em 2025. Dito isto, para conseguir enfiar todo o hardware num corpo ultrafino, a Apple está a repensar o posicionamento dos componentes internos, e isso pode incluir mover a câmara selfie.
No fundo, é tentar poupar o máximo de espaço possível para não deixar nada de fora.
Tradicionalmente, a maioria dos smartphones tem a câmara frontal no centro ou à direita. Isto não é por acaso. A ergonomia dita que a maioria das pessoas é destra e segura o telemóvel com essa mão. Mas com este novo design, a Apple parece disposta a quebrar essa convenção para ganhar espaço.
Design ultrafino, mas com sacrifícios
O iPhone 17 Air já se destacou por cortar nas câmaras traseiras. Afinal, vai ter apenas uma, ao contrário dos modelos base e Pro.
Tudo isto de forma a garantir aquele visual fino e elegante que a Apple quer. E sim, segundo vários rumores, este novo modelo serve também como balão de ensaio para o iPhone dobrável que poderá chegar em 2026.
Claro que ainda não sabemos se a mudança da câmara frontal para o lado esquerdo vai ter impacto na qualidade ou no ângulo da imagem. Mas é muito provável que não. Se a Apple fizer bem o trabalho, ninguém vai notar a diferença.
Uma aposta arriscada ou um passo necessário?
O iPhone 17 Air está a marcar um novo rumo para a Apple.
Não só introduz um design diferente, como quebra com a linha previsível dos últimos anos. Está longe de ser o modelo mais potente, mas parece ter um papel estratégico importante na transição para o futuro dobrável da marca.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!