Apesar do facto de o design não ser uma revolução face ao que já podemos encontrar no mercado, é esperado que a nova gama iPhone 16 venha mais bem equipada, especialmente no lado dos modelos Pro, que além de receberem novidades no módulo de câmaras, vão também ficar maiores, o que claro está significa painéis OLED e bateriais igualmente maiores, e vão também receber pelo menos o novo botão “Capture”.
Dito tudo isto, apesar do facto de alguns anos os preços mudarem, e de outros tudo ficar igual, a verdade é que mudanças no hardware com o objetivo de melhorar a performance significa quase sempre um aumento de preço, mesmo que isto não aconteça em todas as regiões.
Isto vai com (quase) toda a certeza acontecer com os novos iPhone 16 de 2024.
iPhone 16: Temos ou não aumentos de preço?
Portanto, caso não se lembre, a realidade é que os custos de produção já aumentaram para a Apple na geração iPhone 15, ainda assim, os preços não aumentaram em todas as regiões, aliás, em alguns modelos, até baixaram um pouco. Mas, com a implementação de processadores mais poderosos (e de 3nm em todos os modelos), mais memória RAM nos modelos base, etc… É quase impossível que os preços não aumentem em todas as versões do iPhone.
Previsão?
A não ser que existam surpresas, que até podem vir a acontecer, visto que a Apple tem espaço de manobra para meter alguma pressão na questão do preço. Especialmente quando temos em conta que o ano de 2024 não correu assim tão bem quanto isso em termos de vendas. (Como deu para perceber no território Chinês!).
Isto nunca esquecendo que temos o iPhone 17 Slim à vista, que deverá ser uma revolução em vários sentido, e por isso mesmo, deve chegar ao mercado com um preço bastante mais alto face ao que estamos habituados. A Apple pode preferir não aumentar já, para depois aumentar (mais) em 2025.
Ainda assim, diria que um aumento entre os 50 e 100€ para os modelos base (iPhone 16 e iPhone 16 Plus), e 100€ para os modelos Pro (iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max) é o que nos espera no anúncio de Setembro.
É algo que também está mais ou menos em linha com aquilo que a Samsung fez com os seus dobráveis Galaxy Z Flip6 e Fold6. Além disos, também deverá acontecer no lançamento da Google (Pixel 9) em Agosto.
Mas… Vamos esperar para ver!