iPhone 16 e Galaxy S24 com pouca memória RAM. Porquê!?

Cada vez mais acredito que o ano de 2024 é apenas e só um ano de transição para o mundo dos smartphones. Porquê? Bem, é o ano em que vamos ver a primeira grande aposta a sério na Inteligência Artificial por parte das principais fabricantes do mundo mobile, mas, ao mesmo tempo, nenhuma destas fabricantes sabe o que vai mudar em concreto, especialmente em termos de exigência no lado do hardware. Por isso, 2024 vai ver uma aposta muito “leve” na parte do hardware.

Uma excelente prova disso é o facto de já existirem planos para mudar o design dos SoC da geração seguinte (2025), como é o exemplo da Qualcomm a planear mudar completamente a configuração de núcleos do seu Snapdragon 8 Gen 4, e claro, é também o facto de as principais fabricantes não parecerem estar muito preocupadas com o aumento de memória RAM nos seus aparelhos topo de gama.

iPhone 16 e Galaxy S24 com pouca memória RAM. Porquê!?

Portanto, ao que tudo indica, apesar do facto de a Inteligência Artificial obrigar (em teoria) as fabricantes a aumentar a capacidade de memória dos seus aparelhos, tanto a Samsung como a Apple, as duas forças dominadoras do mundo dos smartphones, estão a planear manter os seus modelos mais apetrechados e mais caros com a mesma quantidade de memória que podemos encontrar na atual geração de 2023.

Ou seja, o iPhone 16 mais poderoso vai contar com 8GB de memória RAM, enquanto o S24 Ultra deverá chegar limitado aos 12GB de memória RAM. Qual é a razão para isto?

pixel, iphone, s23 ultra, comparativo, fotografia

De forma muito simples, como nenhuma das fabricantes sabe muito bem o que vai mudar com a IA, querem esperar mais um ano para estudar o mercado. Isto de forma a fazer algo com mais cabeça em 2025.

Além disso, a memória RAM está a encarecer de forma muito significativa neste final de 2023. Como tal, nenhuma das duas quer aumentar o custo de produção dos seus aparelhos.

Uma notícia curiosa! Visto que vários analistas apontam para 12GB como o mínimo para a nova geração. Aliás, vários apontam para quantidades como 16GB e 18GB.

Em suma, mais uma vez… 2024 não parece ser um ano muito interessante para mudar de smartphone. Ou seja, da mesma maneira que a Samsung e a Apple querem esperar para ver, talvez seja boa ideia nós fazermos o mesmo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.