Numa altura em que a Sony PlayStation parece estar numa altura estranha neste meio ciclo de vida da PlayStation 5, eis que a Apple aparece com um smartphone tão ou mais poderoso que a consola da Sony, e pelos vistos, com alguma ambição no mundo dos videojogos.
Aliás, numa altura em que o mundo parecia estar a afastar o smartphone como alternativa para jogabilidade “on the move”, eis que a Apple aparece com um smartphone extremamente poderoso, capaz de jogar jogos AAA de forma nativa sem qualquer problema. Quais são as vantagens e desvantagens?
iPhone 15 Pro vai ser um rival a sério para a PS5!
Portanto, ambos os modelos Pro do iPhone 15 (Pro e Pro Max) chegam ao mercado com um poder de computação que provavelmente apenas imaginaria num qualquer filme de ficção científica. É mesmo incrível, e por isso mesmo, começa a ser visto como um ponto de mudança no mundo mobile, mas também no mundo do gaming mobile.
Vantagens?
Os novos iPhone 15 Pro contam com o SoC A17 Pro, que por sua vez é o unico processador do mercado a ser produzido nas linhas de 3nm da TSMC. Isto significa que além de poderoso, é um SoC extremamente eficiente. Ou seja, jogar no iPhone não significa vender a alma ao diabo por uma Powerbank. Pode mesmo jogar, sem criar um problema para a sua vida, caso precise de responder a mensagens ou fazer uma chamada importante.
Aliás, a performance é tanta, que é possível jogar jogos em 4K no iPhone 15 Pro. Pode até ligar o smartphone à sua TV e ter ali uma consola completamente normal, completa com um comando Bluetooth.
Por falar em conectividade, os novos iPhone contam com suporte ao padrão Wi-Fi 6E. O que por sua vez garante uma ligação à Internet fiável e consistente. Jogar online não vai ser problema, nem fazer streaming de jogos a partir da cloud.
Qual é o grande problema?
Antes de mais nada, o smartphone continua a ser um telemóvel primeiro, e uma consola de jogos depois. O que já tivemos a oportunidade de perceber é que os consumidores não querem perder as funcionalidades do smartphone para jogarem descansados. Sendo exatamente por isso que as consolas portáteis estão a ter um renascimento.
Em suma, será a Apple capaz de dar a volta a esta situação? Tenho as minhas dúvidas.