À semelhança daquilo que aconteceu em 2022, apenas os modelos Pro do iPhone vão receber o novo SoC A17 Bionic. Porém, ao contrário daquilo que aconteceu no ano passado, em 2023, a diferença vai ser palpável, visto que o novo processador já é baseado no processo de 3nm da TSMC, e por isso mesmo, além de mais rápido, vai também ser significativamente mais eficiente.
Aliás, apesar de alguns problemas que a TSMC está a ter com estas mesmas linhas de produção, e de se estar a ver obrigada a baixar os níveis de performance destes chips, de forma a conseguir produzir as quantidades que a Apple necessita, a verdade é que este A17 Bionic vai ser absolutamente incrível, ficando muito acima daquilo que a Qualcomm ou MediaTek são capazes de oferecer.
iPhone 15 Pro: Limitado? Mete qualquer Android no bolso!
Portanto, de forma mais concreta, os primeiros benchmarks ao A17 Bionic apontam para uma performance single core a chegar aos 3986 pontos. Isto enquanto a performance multi core vai até aos 8841 pontos. Comparativamente ao atual iPhone 14 Pro Max, estamos a falar de um aumento de performance simplesmente incrível! Visto que no mesmo teste (GeekBench) o SoC A16 Bionic fica pelos 2504 e 6301 pontos.
Para ter noção, o novo chip que deverá dar vida ao iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, oferece o mesmo nível de performance comparativamente aos mais recentes processadores pensados para o MacBook. Isto é importante, porque toda a quota de produção de 3nm da TSMC está nas mãos da Apple até ao final do ano. Ou seja, a próxima geração de processadores para smartphones Android vai continuar a ser baseada no processo de 4nm. Por isso mesmo, se quer performance a sério, vai ter sempre de olhar para o iPhone mais recente.
É graças a isto, e ao facto de a Apple estar a pensar aumentar a quantidade de memória RAM, e de implementar um ecrã OLED virtualmente sem margens, que o iPhone 15 Pro (e Pro Max), parece uma atualização simplesmente incrível!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!