iPad é poderoso mas continua a não correr macOS. Porquê?

É inegável que com o novo iPadOS 26, os tablets da Apple nunca estiveram tão parecidos ou tão próximo do macOS que dá vida aos portáteis MacBook da marca. Afinal, agora temos janelas redimensionáveis, uma barra no topo ao estilo macOS, multitarefa melhorada… Mas, ainda assim, nada de macOS nos tablets da Apple. Porquê? O hardware é basicamente o mesmo, e com o MacOS, ou pelo menos uma variante do mesmo, era muito fácil abrir as portas aquela velha ideia de que o tablet pode substituir o portátil.

Bem… agora sabemos o porquê.

iPad é poderoso mas continua a não correr macOS. Porquê? Isto faz algum sentido?

MacBook Air 2025 com M4

Portanto, Craig Federighi, o responsável máximo pelo software da Apple, explicou em entrevista ao jornalista suíço Rafael Zeier que a empresa quer manter o equilíbrio entre simplicidade e produtividade.

Por isso, mesmo que seja possível, meter o macOS num iPad seria o mesmo que matar a alma do dispositivo.

  • “Queremos manter a simplicidade do iPad, mas dar espaço aos utilizadores que querem fazer mais para irem mais longe”
  • “Se colocássemos o macOS num iPad, perdíamos aquilo que torna o iPad único: a experiência de toque pura.”

Ou seja, a Apple continua firme na ideia de que o iPad é um produto com identidade própria. Porém, não fecha a porta ao futuro.

Mas… Será uma desculpa que cola?

apple lançou novos ipad air 2025 com o chip m3! o que muda?

O porquê de a Apple não querer juntar mais o iPad e o MacBook é mais simples do que estas histórias de embalar. Os seus portáteis ainda não têm suporte a toque no ecrã. Por isso, seria uma confusão tentar adaptar o Sistema Operativo ao iPad. Mas isto pode vir a mudar dentro em breve.

Além de tudo isto, podemos também dizer que a Apple quer manter as vendas separadas.

Aliás, tudo indica que vamos mesmo ter um Mac equipado com um ecrã tátil na próxima geração, e como tal, nessa altura, esta justificação acaba por perder alguma da sua importância.

Muito honestamente, eu gostava de ter um iPad com “dual-boot”. Ou seja, iPadOS quando quer que seja um tablet, e macOS para quando quero trabalhar a sério. O hardware está lá, e de facto, até os acessórios conseguem transformar um iPad num portátil mais a sério.

Acho que esta ideia de tentar separar dois produtos não faz muito sentido em 2025. E você? O que pensa sobre tudo isto?

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque