Apple prepara uma inteligência artificial “bomba” para o iOS 18!

O sucesso estrondoso do ChatGPT no ano passado apanhou todos de surpresa. Assim deixou muitas empresas tecnológicas a lutar para integrar rapidamente a sua própria abordagem à inteligência artificial nos seus produtos mais vendidos. A Apple tem sido um pouco lenta neste domínio. No entanto o CEO Tim Cook prometeu que a empresa irá “abrir novos caminhos na IA generativa” este ano. Vamos então olhar para a inteligência artificial que estará no iOS 18 e não só.

Apple prepara uma inteligência artificial “bomba” para o iOS 18!

Embora as especificidades do “o quê” estejam compreensivelmente em segredo, já sabemos um pouco mais sobre o “como”. A Apple supostamente comprou mais de 30 startups de IA em 2023. Aparentemente mantém essa tendência em 2024 com a aquisição da empresa canadiana DarwinAI.

De acordo com a Bloomberg, que revelou a compra, enquanto a DarwinAI é responsável pela tecnologia que inspecciona visualmente os componentes no fabrico, a Apple pode estar mais interessada no seu trabalho de tornar os sistemas de IA “mais pequenos e mais rápidos”.

iphone

O relatório acrescenta que a compra foi concluída no início deste ano. Entretanto embora a Apple não tenha confirmado ou negado o relatório, a empresa reconheceu à Bloomberg que “compra empresas de tecnologia menores de vez em quando”. Mais revelador ainda é o facto de a DarwinAI ter desaparecido da Internet. Também o facto do perfil do fundador Alexander Wong no LinkedIn o indicar como “diretor de investigação de aprendizagem automática” na Apple em janeiro.

- Advertisement -

Deveremos ver os primeiros frutos da viragem da Apple para a inteligência artificial dentro de alguns meses, na WWDC 2024. A Conferência Mundial de Programadores é normalmente quando a Apple lança betas das suas versões mais recentes do sistema operativo.

Os primeiros rumores sugerem a possibilidade de a Siri resumir conteúdos e responder a perguntas num estilo ChatGPT, bem como a integração da IA com o iMessage e até com o AppleCare. Os programadores que participam na WWDC podem estar especialmente interessados na ferramenta de IA generativa para a criação de aplicações.

Embora a Apple tenda a tornar as novas versões do iOS compatíveis com um número louvável de equipamentos mais antigos, é provável que algumas das próximas funções de IA do iPhone sejam exclusivas do iPhone 16 quando ele chegar.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.