iOS 16: estas são as novidades mais importantes da Apple

Em breve vamos poder deitar a mão ao iOS 16, mas não precisamos de esperar mais para conhecermos todas as principais novidades deste sistema operativo que a partir de hoje está disponível para programadores. Existem dezenas de novas funções e alterações no iOS 16, no entanto estas são as mais importantes!

iOS 16: estas são as novidades mais importantes do novo SO

Um novo sistema de ecrãs de bloqueio

Uma das grandes novidades no iOS 16 diz respeito ao novo ecrã de bloqueio. Na prática permite personalizar as informações visuais de uma forma muito atrativa. As imagens obtêm automaticamente um efeito de profundidade que permite que os utilizadores sobreponham o tempo e outras informações. Entretanto pode personalizar o tipo de letra e cor para a data e hora, e adicionar widgets de informação como o calendário e widgets.

A Apple também adicionou papéis de parede dinâmicos especiais, como um papel de parede meteorológico com animações que mudam com as condições atuais. Entretanto pode configurar vários ecrãs de bloqueio diferentes.

Novas notificações e um modo de foco alargado

Entretanto as notificações também estão diferentes e chegam a partir da parte inferior do ecrã à medida que chegam. Para além disso, estão mais compactas. Cada app tem uma única notificação que atualiza dinamicamente. Por exemplo, recebemos uma notificação do Uber Eats a dizer que o pedido foi efetuado. Quando recebermos a confirmação de que a encomenda está a caminho a notificação anterior é atualizada em vez de recebermos uma nova.

O modo de foco também tem novidades. O ecrã de bloqueio personalizado, incluindo fotos e widgets, pode ser combinado com um modo de Foco específico. Entretanto este modo também pode alterar o ecrã principal e mostrar aplicações e widgets que correspondem ao modo em que está.

O ditado é uma forma interessante de “escrever” rapidamente no iPhone, dizendo o texto que deseja escrever, mas tem as suas limitações. Com o iOS 16, há novidades.

Para começar, o novo modo ditado mantém o teclado aberto, para que possa alternar fluidamente entre dactilografia e fala. Pode até usar o toque para selecionar texto e, em seguida, falar para substituí-lo. Além disso, a pontuação automática vai ajudá-lo com várias frases sem fazê-lo dizer coisas como “ponto final” e “ponto de exclamação”. Também é possível ditar emojis.

Se não usar o ditado regularmente, esta pode ser a atualização que muda a sua opinião sobre o mesmo.

Uma aposta forte na partilha

A Apple está mais uma vez a apostar na partilha. Talvez a mudança mais apreciada seja a nova biblioteca de fotos partilhadas do iCloud. É uma nova biblioteca a que qualquer um do seu grupo familiar pode ter acesso.

A Apple também está a facilitar a criação de contas para crianças. Há uma interface simples para ajustar todos os controlos e permissões parentais ao mesmo tempo com base na idade.

Sabe quando enviamos uma iMessage e percebemos que cometemos um erro? Em vez de enviar outra mensagem para corrigir, as mensagens no iOS 16 permitem editar as mensagens recentemente enviadas. Ah e também é possível apagar as mensagens.

Também é possível marcar mensagens como não lidas.

Estas são assim algumas das funções mais importantes do novo iOS 16.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.