Inicio Apple iOS 14 é oficial: todas as novidades do novo sistema operativo

iOS 14 é oficial: todas as novidades do novo sistema operativo

A Apple tornou oficial o novo iOS 14 no WWDC 2020. A versão mais recente do sistema operativo para smartphones da Apple vem com diversas atualizações e melhorias, algumas das quais são esperadas há anos.

iOS 14 é oficial: todas as novidades do novo sistema operativo

A maior alteração do novo iOS 14 é um ecrã inicial renovado e muito mais funcional. A Apple tem sido conservadora na sua abordagem ao ecrã inicial do iPhone. No entanto, este ano o iOS 14 vai disponibilizar muitas coisas novas, incluindo características que até aqui eram exclusivas do Android.

iOS 14: Biblioteca de Apps

A biblioteca de aplicações mostra aplicações no seu iPhone em diferentes grupos de pastas. Dito isto, obtemos sugestões com base nas categorias das aplicações (como entretenimento, social, jogos e outros) ou com base nos padrões de utilização. A Apple tornou o iOS 14 mais flexível para aprender com os seus hábitos, a fim de oferecer mais funcionalidades personalizadas aos utilizadores.

iOS 14 novo

A biblioteca vem também com a funcionalidade de pesquisa que permite procurar rapidamente as apps instaladas no iPhone.

Widgets

Os widgets no iOS 14 estão cada vez mais parecidos com os do sistema operativo Android. Os widgets foram redesenhados para se adaptarem a qualquer local do ecrã inicial. Entretanto pode escolher entre uma variedade de estilos diferentes de widgets que podem ser personalizados e arrastados pelo ecrã inicial, enquanto os ícones das aplicações reposicionam-se automaticamente para dar espaço ao widget.

iOS 14 novo

Destaca-se também o Smart Stack – um widget “em branco” que pode colocar no ecrã inicial e que permite aceder a qualquer widget. É como uma galeria de widgets em que pode navegar rapidamente a qualquer momento ou configurar para alterar automaticamente o widget com base nos padrões de utilização ou na hora do dia.

iOS 14: Picture-in-picture

O Picture-in-picture (PiP) no iOS 14 permite visualizar vídeos enquanto interage com outras aplicações no seu iPhone. Dito isto, se estiver a assistir a um vídeo dentro de uma aplicação e aceder a outra app, o vídeo é reduzido a uma janela flutuante que pode arrastar pelo ecrã.

Siri

A Siri no iOS 14 apresenta um design mais compacto que não ocupa todo o ecrã, sempre que solicitamos algo. Assim, a Siri aparece numa pequena bolha na parte inferior e executa a ação sem interferir com o funcionamento do próprio sistema. A Apple partilhou informações de que a Siri está a processar uma média de 25 mil milhões de solicitações por mês e mostrou como o assistente estará mais profundamente integrado na experiência do iOS 14.

iOS 14 novo

Tradutor

O novo aplicação Translate da Apple não é uma ferramenta de tradução simples em que inserimos o texto e ela traduz. De facto, o objetivo consiste em fazer traduções em tempo real de conversas inteiras, tanto on-line quanto off-line. Entretanto, usando a aprendizagem de máquina avançada no dispositivo e um poderoso mecanismo neural, pode traduzir texto e voz entre qualquer combinação de onze idiomas. Presumivelmente, o suporte a mais idiomas será implementado gradualmente nos próximos meses.

Mensagens

O iMessage no iOS 14 também teve direito a grandes melhorias que permitem classificar mais convenientemente as mensagens e participar em conversas com os amigos.

iOS 14 novo

No ecrã principal do iMessage, pode agora fixar Conversas importantes para que elas não se percam à medida que novas mensagens são recebidas. Depois de fixadas, as Conversas aparecem no topo do ecrã.

Entretanto os Memoji também recebem muitas novidades no campo da personalização. Há mais de 20 novos estilos de cabelo e acessórios para a cabeça, máscaras, mais opções de idade e novos stickers.

iOS 14: Apple Maps

A Apple tem vindo a reconstruir o Maps. A versão que chegou aos EUA, apresenta uma melhor navegação e mais informações sobre estradas, caminhos para peões e pontos de referência. A app atualizada chega agora a mais países e até se está a unir com algumas marcas para oferecer guias personalizados em algumas cidades do mundo.

App Clips

Com o iOS 14, a Apple lançou os App Clips – apps pequenas, rápidos, fáceis de descobrir e, o mais importante, não exigem a instalação. Na prática permitem tarefas simples como digitalizar códigos, comprar itens ou efetuar pagamentos online. Por exemplo, ao digitalizar uma etiqueta NFC, surge uma janela do Apple Pay para efetuar o pagamento.

iOS 14 novo

Estas apps podem ser facilmente descobertas na sua biblioteca de aplicações ou iniciadas através da Internet ou de apps suportadas. Eles podem ser partilhados via iMessage ou com os chamados “códigos de aplicações”, que pode digitalizar para iniciar apps específicas. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

MIUI 13: veja os smartphones Xiaomi que o vão receber!

Sempre que se fala de uma nova versão do MIUI, a Internet começa logo a ferver. Isto não é de estranhar. É que todos...

Se tem um smartphone Huawei vai mudar de sistema operativo!

Muito se tem falado da Huawei, do Android e de sistemas operativos adicionais. Algo que começou com a embirração de Trump face à gigante...

Motorola junta-se à Montblanc para um Razr 5G especial!

O Motorola Razr 5G foi anunciado na China há algumas semanas e no primeiro dia de venda esgotou em apenas dois minutos. Agora, a...

(Especial) Quanto custa um PC ao nível da PlayStation 5?

Quanto custa um PC ao nível da PlayStation 5? - A grande vantagem do mundo das consolas passa pelo facto de serem mais simples,...

La Casa de Papel: Casal da série está num impasse!

La Casa de Papel é sem dúvida nenhuma uma das séries que mais sucesso teve nos últimos anos, e que mais água na boca...