A Volvo é um dos fabricantes de automóveis mais reconhecidos globalmente. É também um dos que tem mantido a sua reputação de inovação, design e, mais importante, segurança. De facto, esta última característica foi sempre a que mais se destacou nesta empresa. Ao longo dos anos, a Volvo desenvolveu e implementou características nos seus automóveis que revolucionaram a segurança desde a introdução dos cintos de segurança até à adoção de sistemas de proteção contra impactos. Mas sabe que isto que tem no seu carro foi inventado pela Volvo?
Sabia que isto que tem no seu carro foi inventado pela Volvo?
Cinto de segurança de três pontos
A taxa de adoção de novas e avançadas caraterísticas de segurança depende de fabricante para fabricante. No entanto algo que certamente encontrará em todos os veículos é o cinto de segurança.
Introduzido pelo designer e engenheiro Nils Bohlin em 1959, o Volvo PV544 apresentava um cinto de segurança de três pontos. É uma característica que ainda hoje encontramos nos automóveis. Os veículos anteriormente dispunham de um sistema de cinto subabdominal de dois pontos, semelhante aos que se encontram nos aviões – apesar disso, o tronco do condutor ou do passageiro continuava a estar largamente desprotegido, tornando-os vulneráveis a lesões na cabeça ou no pescoço durante as colisões. O cinto de segurança de três pontos, com o seu design em forma de V, resolveu este problema ao fixar a parte superior e inferior do corpo.

Almofada elevatória
A segurança automóvel deve-se levar sempre a sério. No entanto torna-se uma questão da maior importância quando estão envolvidas crianças. A Volvo afirma que o primeiro protótipo do assento de segurança para crianças inspirou-se nos assentos dos astronautas. Ou seja, em que a posição virada para trás do assento nasceu para distribuir mais uniformemente as forças de impacto das colisões. O banco do passageiro dianteiro reversível também significa que pode ficar de olho no seu filho mais novo, garantindo que ele permanece na posição mais segura possível durante a condução.
Sistemas de proteção contra impactos laterais
A proteção contra impactos é indiscutivelmente uma das métricas mais importantes que ajuda a distinguir as marcas de automóveis com as melhores classificações de segurança das mais fracas. Apesar de caraterísticas avançadas como a travagem automática e as tecnologias de assistência na faixa de rodagem evitarem colisões graves, os acidentes podem acontecer – e quando acontecem, cabe à integridade estrutural do veículo minimizar os danos aos seus ocupantes.

Para proteger contra impactos traseiros, o sistema de proteção contra chicotadas, inteligentemente designado WHIPS, assegurava que os bancos dianteiros mudavam de posição. Tudo para reduzir o risco de lesões causadas por chicotadas. À medida que a procura de SUVs crescia, a Volvo desenvolveu o Sistema de Proteção Anti-Capotamento, ou ROPS. Isto para contrariar o risco de acidentes de capotamento durante curvas apertadas ou colisões de impacto lateral.
Outras características de segurança dos automóveis
A Volvo também desenvolveu o Sistema de Informação de Ângulo Morto, ou BLIS, em 2003. Com a ajuda de câmaras e sensores, esta funcionalidade alerta o condutor se um veículo se estiver a aproximar demasiado de si.
A Volvo continua a inovar e a desenvolver novos mecanismos de segurança que tornam a condução mais segura para todos. Quer seja através de cortinas insufláveis que reduzem o impacto em colisões. Ou então através de tecnologia LiDAR avançada que o afasta do perigo logo à partida.
Sabia que tudo isto foi inventado pela Volvo?
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

