Connect with us

Saúde

Como saber as interações entre medicamentos que está a tomar?

Joana Morais

Publicado a

Hoje em dia inúmeras pessoas usam medicação. Problemas de cardiovasculares, circulação, diabetes, articulações, gastrointestinais, auto-imunes, psicológicos, etc..

Sou séria apologista de uma vida natural mas ainda mais adepta de dar a cada pessoa o tratamento certo… É muito fácil uma pessoa saudável dizer que não quer tomar comprimidos! No entanto, só alguém doente é que entende a necessidade e o acompanhamento.

Dito isto, a terapia ideal é o medicamento certo, no tempo certo, na pessoa certa, com a posologia correta!

Certo é, que muitas vezes não tem apenas uma doença. Até porque, em alguns casos, a monoterapia, ou seja a terapia com um fármaco, não resolve o problema. Tendo, deste modo, associar-se uma outra medicação.

Conversas de terapia à parte… existem excepções e alguns medicamentos que interagem entre si. Daí a importância de ser sempre acompanhado pelo mesmo profissional de saúde.


Muito importante – Sempre que tem uma dúvida relativa à sua medicação, pergunte ao seu médico ou farmacêutico!


Obviamente que as interações são raras, afinal de contas, hoje em dia existe muita segurança nos medicamentos.

Contudo, existem algumas interações nomeadamente em fármacos com mecanismos de ação semelhantes ou com as mesmas vias de metabolização.

Além disto, existem sempre bases de dados que tanto os profissionais de saúde como os utilizadores podem utilizar para investigar.

O prontuário terapêutico amplamente utilizado pelos profissionais de saúde é de excelente confiança mas por vezes incompleto e com muita informação de introdução.

Assim, para quem quer saber se dentro dos seus dois, três ou mais medicamentos têm interações entre si. E ainda se deve evitar alguns alimentos ou suplementos com a toma, existe um “bom local” – aqui!

Primeiramente, selecione os nomes das substâncias activas dos medicamentos.

É importante referir que os nomes comerciais não são válidos. Depois de pelo menos selecionados dois medicamentos clique no botão ” checar interações”.

O resultado desta interação aparece desta forma. Neste caso em concreto, o efeito negativo é a rabdomiólise. Isto é, a destruição de células musculares esqueléticas.

Esta interação é muito conhecida e os profissionais de saúde não prescrevem nem dispensam estes dois medicamentos juntos.

Apenas dei este exemplo para entenderem como podem utilizar esta ferramenta e como interpretar! Tal como previamente disse, existe pois, uma secção para as interações entre medicamentos e alimentos.

Assim, e de igual forma, seleciona-se a substancia activa e clica-se no botão “consulta”.

interações entre medicamentos

Neste caso em concreto, o Bisoprolol é um medicamento que pode ser tomado com qualquer alimento ou sem alimento. Contudo, as indicações do seu médico no momento da prescrição devem ter soberania e serem cumpridas minuciosamente!

interações entre medicamentos

Contudo, existem alguns fármacos que tem algumas especificações na sua toma. Seleciona-se as substancias activas e consulta-se!

interações entre medicamentos

Neste caso, cada uma, tem a sua especificação ou indicação! Contudo, e à semelhança do que foi dito.. a orientação da prescrição do seu médico deve sempre ser cumprida!

Em suma, recorrer ao mesmo médico ou fidelizar-se a uma farmácia ajuda muito a existir um profissional de saúde que mais facilmente pode se responsabilizar por si e pela sua saúde!

Outras notícias de hoje:

Desde que me conheço a área da saúde sempre me fascinou, com grande foco na nutrição, desejando melhorar a minha qualidade de vida e a de quem me rodeia. Por isso, decidi enveredar pelo mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Android8 horas atrás

Xiaomi Redmi Note 4/4X e Note 6 Pro recebem o MIUI 10

Desde setembro, que a Xiaomi está a disponibilizar a atualização MIUI 10 estável para vários smartphones. O POCO F1 foi...

Android9 horas atrás

Huawei revela o futuro dos smartphones. Consegue adivinhar?

O futuro dos smartphones é algo incerto. As modas aparecerem todos os anos. É monocelhas, é câmaras triplas, é sensores...

Auto10 horas atrás

Cuidado Tesla! A Volkswagen vai lançar um carro elétrico ‘Low-Cost’

Curiosamente, a Volkswagen nunca pareceu muito interessada no mercado de carros elétricos… No entanto, as mais recentes regulações Europeias, parecem ter...

Hardware10 horas atrás

Os slides oficiais do lançamento da RX 590 chegaram à Internet!

Isto hoje em dia, é quase impossível manter um segredo até à data de lançamento de um produto! Afinal de...

Hardware11 horas atrás

NVIDIA lançou as drivers GeForce Game Ready 416.94 WHQL

As drivers NVIDIA Game Ready, oferecem a melhor experiência de jogo possível para todos os lançamentos de jogos mais populares,...

Exynos 9820 Exynos 9820
Android13 horas atrás

SoC Exynos 9820 do Galaxy S10 está a caminho pronto a dominar!

A Samsung está a revelar lentamente algumas especificações do Galaxy S10 muito antes da chegada deste telemóvel. Na semana passada,...

Android14 horas atrás

O Galaxy S10 está a mudar a maneira da Samsung fazer as coisas

Enquanto nos aproximamos do fim de 2018, as notícias acerca do Galaxy S10 começam a aparecer por todos os lados!...

Caça-promoções16 horas atrás

Pré Black Friday: Veja os descontos… Antes dos descontos!

Pré Black Friday – Sem dúvida que o Black Friday é importante! Afinal de contas, vivemos numa altura em que...