Pessoalmente, acho que o ano de 2024 não é um ano para comprar, mas sim para “esperar” e ver o que vai acontecer. Ou seja, perceber se a Inteligência Artificial vai mesmo criar um forte impacto no mercado, ou se é apenas mais uma gigantesca montanha pronta a parir um outro ratinho anão.
Mas, mesmo que a implementação da Inteligência Artificial seja um sucesso em 2024, continuo a achar que é boa ideia esperar para ver, porque o hardware vai ter de se adaptar a todo um novo nível de exigência por parte dos utilizadores.
Sendo exatamente por isso que no lado mobile já temos algumas fabricantes de chips a desenvolver designs mais focados no IA, como é o caso da Qualcomm com o Snapdragon 8 Gen4, e é também o caso da Samsung que está neste momento a desenvolver memória RAM e armazenamento mais eficiente para esse tipo de uso.
Ainda assim, tudo indica que o mundo dos computadores olha para o ano de 2024 como uma autêntica mina de ouro! Porquê!? Vamos tentar perceber.
Inteligência Artificial vai salvar o PC em 2024!
Portanto, as muitas fabricantes de componentes para desktops e PCs portáteis estão neste momento a esfregar as mãos de contentes, ao esperar um aumento na procura de pelo menos 11% em 2024. Isto deverá significar cerca de 250 milhões de máquinas enviadas para as prateleiras.
Uma excelente notícia para a indústria, depois de uma queda muito significativa na procura por computadores após os tempos de pandemia consequência do COVID-19.
A que se deve este salto na procura?
Pois bem, se porventura está com dúvidas daquilo que a Inteligência Artificial poderá trazer para cima da mesa no mundo dos smartphones, o mundo dos computadores funciona de uma forma um pouco diferente.
Ou seja, este aumento na procura vai sempre acontecer, seja de 11% ou superior, porque a Microsoft vai lançar o seu novo Windows 12 algures no verão de 2024. Caso não saiba, quando é lançado um novo Windows, existe sempre um aumento de procura por novas máquinas.
Aliás, isto vai ser especialmente verdade com o Windows 12! Tudo porque a Microsoft vai inegavelmente aumentar os requisitos mínimos, o que claro está vai deixar muitas máquinas de fora. Na realidade, é o repetir da estratégia do Windows 11, agora de forma muito mais assertiva, e sem falhas, por parte da Microsoft.
Temos de esperar para ver o que tudo isto vai dar. Mas, se as fabricantes começarem a apostar em mais computação IA local, comprar agora é… Estranho. Vamos ver muitas mudanças no desenvolvimento e lançamento de novo hardware em 2024 e 2025. Assim, se porventura tem hardware ainda bastante recente, as compras devem ficar reservadas para essa altura.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Está a pensar comprar hardware novo? Ou está com medo do que aí vem? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!