Inteligência Artificial também vai mudar os jogos!

Acho que já todos nós percebemos que a Inteligência Artificial tem um potencial pura e simplesmente incrível. Mas… Tem noção das coisas que estão a caminho dos mais variados mercados? 

Caso ainda não tenha percebido, até os jogos vão mudar! Como? Vão ficar muito mais personalizados, mais inteligentes, e vão até ser capazes de aumentar o nível de imersão ao usar a sua aparência e a sua voz para dar vida à personagem que pode ver no ecrã.

Inteligência Artificial também vai mudar os jogos!

consola, IA, jogos

Portanto, se é fã do ChatGPT, do Bing, ou das outras dezenas de ferramentas de geração de conteúdo baseado em algoritmos de inteligência artificial? Bem, isto é apenas o início! Aliás, muitas das gigantes do mundo da tecnologia já estão a fazer fortes investimentos para levar as potencialidades da IA a níveis completamente novos.

Curiosamente, uma destas empresas é a Electronic Arts, que está agora a trabalhar em formas de levar a voz do utilizador para os seus jogos. O que claro está, apesar de ser interessante, já está a ser criticado… Afinal, o que vai acontecer à autenticidade das narrativas, e claro, aos atores que emprestam as suas vozes a estes projetos?

  • Nota: Além disso, numa perspetiva mais pessoal da coisa… Quer mesmo ouvir a sua voz num jogo? Eu ODEIO ouvir a minha voz.

De forma mais concreta, esta tecnologia serve para adicionar uma nova dimensões à imersão do jogo, com a patente a descrever um sistema sofisticados capaz de gerar discurso tendo como base a voz do jogador, ao mesmo tempo que captura todas as nuances, incluindo a emoção e tom de voz.

A patente aponta ainda para a possibilidade de o jogador fazer as suas próprias falas, a partir de texto.

Ou seja, isto pode mudar toda a dinâmica da história de um jogo, visto que você pode ser realmente capaz de fazer o seu próprio caminho, e tomar as suas próprias decisões. Com toda a narrativa a moldar-se à volta das suas decisões.

Entretanto, como deve imaginar, ainda estamos muito no início, por isso, este sistema não vai ser implementado em 2024, nem em 2025, provavelmente nem em 2026. Mas, num futuro que pode não estar assim tão longe quanto isso, a experiência de jogo vai ser bem diferente, com narrativas criadas à sua medida, à sua imagem, e aparentemente com a sua imagem, e até com a sua voz.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.