Quem atualmente necessita de traduzir texto pode recorrer a funcionalidades como o Circle to Search ou o Live Translate, graças Ă InteligĂȘncia Artificial. No entanto, a maioria das pessoas continua a preferir o Google Tradutor que ainda nĂŁo tinha tido direito a grandes novidades. A Google tem vindo a atualizar aplicaçÔes como o Gmail, Docs e Messages com novas funcionalidades de InteligĂȘncia Artificial, a aplicação Google Tradutor tem sido deixada para trĂĄs – atĂ© agora. Parece que a aplicação estĂĄ a preparar-se para a sua prĂłxima grande atualização de IA.
O que pode a inteligĂȘncia artificial fazer pelo Google Tradutor?Â
De acordo com o leak do conhecido AssembleDebug (via Android Authority), a Google estå a preparar uma nova função alimentada por IA para o Google Tradutor. Atualmente, a aplicação permite-lhe traduzir utilizando texto, voz ou a cùmara, mas esta nova funcionalidade poderå ajudå-lo a refinar ainda mais o texto traduzido.
A nova funcionalidade irĂĄ, alegadamente, adicionar um botĂŁo âPedir um follow-upâ que aparecerĂĄ depois de ter introduzido o texto para tradução. Quando o texto estiver traduzido, este botĂŁo permitir-lhe-ĂĄ refinar ainda mais a tradução. Por exemplo, se a tradução nĂŁo fizer sentido, pode pedir ao Google Translate uma versĂŁo alternativa.
AlĂ©m disso, poderĂĄ ajustar o tom, o estilo ou atĂ© simplificar a tradução para uma melhor compreensĂŁo. TambĂ©m pode ajustar o texto para se adaptar Ă s variantes regionais ou ouvir o texto traduzido. E se isso nĂŁo for suficiente, pode utilizar o Gemini e o Tradutor em conjunto para afinar a tradução de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, na demonstração, o utilizador pediu para que a tradução âsoasse engraçada, como um tĂ©cnicoâ, e a aplicação tratou disso sem esforço.
Esta funcionalidade pode nĂŁo parecer inovadora, mas pode ser muito Ăștil para obter mais contexto em torno das traduçÔes ou mesmo para aprender uma nova lĂngua. No entanto, uma vez que se baseia na IA, Ă© provĂĄvel que necessite de uma ligação ativa Ă Internet para funcionar.
Esta nĂŁo Ă© a primeira vez que ouvimos falar desta funcionalidade. Foi detectada pela primeira vez no mĂȘs passado, mas, na altura, a funcionalidade nĂŁo era clara. Agora, o AssembleDebug activou manualmente a funcionalidade na versĂŁo 9.3.78.731229477.7 do Google Tradutor, confirmando o seu funcionamento. Embora ainda nĂŁo esteja amplamente disponĂvel, o facto de poder ser activada manualmente sugere que uma implementação global pode estar mesmo a chegar.