Intel vs AMD: Mais um round para os Ryzen?

A AMD impressionou meio mundo com os seus Ryzen 5000 baseados na arquitetura Zen 3 no final do ano passado. No entanto, tudo indicava que a Intel seria capaz de recuperar o trono da performance agora em 2021, com o lançamento dos seus novos Core 11000 ‘Rocket Lake’... Pois… Parece que não.

Aliás, parece mesmo que a Intel chegou ao limite do seu processo de 14nm com a nova geração de processadores. Visto que nem com uma nova arquitetura foi capaz de passar para a frente.



Intel vs AMD: Mais um round para os Ryzen?

Portanto, segundo novos benchmarks, os novos Intel Core 11000 ‘Rocket Lake’ ficam aquém do IPC que a AMD é capaz de oferecer nos ainda muito recentes Ryzen 5000 ‘Zen 3’. Estamos a falar de testes que não comparam apenas a gama mais alta, mas sim a grande maioria dos chips que irão chegar agora ao mercado, incluindo alguns processadores Comet Lake Refresh como os i3-10325 e i3-10105. (Saiba mais aqui.)

Mas vamos focar-nos naquilo que realmente interessa, os Ryzen 5000 vs Intel Core 11000. Pois bem, todos os testes foram feitos apenas com 4 núcleos e 8 threads ativas, com a frequência fixa nos 4GHz.

Ou seja, a AMD consegue oferecer mais 7.5% de IPC nos seus Ryzen 5000, comparativamente aos novos Intel Core 11000. Algo incrível quando temos em conta que a Intel ainda detinha esta vantagem no duelo com os Ryzen 3000, e que apenas há mais ou menos 6 meses, a AMD foi capaz de passar para a frente.

Além disto, para chegar perto da AMD, a Intel também teve de puxar pelos consumos de energia e limites de temperatura nos novos chips. Afinal de contas, vai ser completamente normal para estes chips chegar aos 100ºC.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados