Anuncia na Leak comercial@leak.pt
AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Intel vendeu o departamento de modems à Apple… Mas porquê?

por Nuno Miguel Oliveira
1 de Dezembro, 2019
em Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos de leitura
0
Apple Intel
Adicionar como fonte preferida na Google

Intel vendeu o departamento de modems à Apple… Mas porquê? – Vivemos num mundo em que todas as fabricantes de smartphones e de PC afirmam que o futuro é a conectividade, especialmente quando falamos da chegada das redes de nova geração 5G!

No entanto, a Intel decidiu vender o seu departamento de produção e desenvolvimento de modems à Apple… Porquê!?

Portanto, como deve saber, no passado mês de Julho, a Apple comprou o departamento de modems e todas as licenças tecnológicas da Intel por cerca de mil milhões de dólares. O que claro está, acaba por remover a gigante azul dos micro-processadores deste mercado.


  • A AMD arruinou a Intel! Agora até a Samsung vai ter de ajudar a empresa

Apple Intel

Segue a Leak na Pesquisa Google Aparece no teu Discover automaticamente
Adicionar →
Contudo, parece que este negócio foi horrível para a Intel!

Segundo a própria empresa, foram perdidos muitos mil milhões de dólares na construção e desenvolvimento deste departamento. Tudo graças à Qualcomm, que basicamente criou um ambiente em que não é possível competir, obrigando a Intel a abandonar o mercado com uma mão à frente e outra atrás.


Curiosamente, na altura do anúncio, a Intel admitiu que ia sair do mercado por não existir uma caminho claro para fazer dinheiro. Contudo, pelos vistos este caminho existia… Foi é bloqueado pela Qualcomm e suas medidas anti-concorrência.

Afinal de contas, a Qualcomm criou as suas licenças intelectuais para a tecnologia CDMA e LTE, de forma a não permitir concorrência no mercado. Caso não saiba, a Qualcomm implementou uma política “no license, no chips” que previne todos os OEMs de comprar componentes a não ser que exista um acordo assinado. O que claro está, faz com que a compra de componentes a rivais seja mais cara, e por isso menos aliciante para as fabricantes. Ora leia:

“A Intel sofreu muito com o comportamento anti-concorrência da Qualcomm. Vendo toda e qualquer oportunidade de negócio no mercado de modems a ser negada. Devido aos preços artificialmente inflacionados pela Qualcomm.”

Assim, a Intel investiu muitos milhões de euros, contratou milhares de pessoas, e até adquiriu duas empresas de forma a apostar forte e feio no mercado… Um esforço que acabou nas mãos da Apple por um preço de ‘Black Friday’.

Em suma, apesar da Intel continuar a vender modems 4G para PCs, a gigante dos micro-processadores vai mesmo abandonar o mercado no futuro. Aliás, basta olhar para o acordo entre a empresa e a MediaTek, para a integração de modems 5G em novos portáteis Intel Core.


Intel vendeu o departamento de modems à Apple… Mas porquê? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Newsletter Leak Grátis, semanal, sem spam
Subscrever →
Partilhar234EnviarPartilhar41PartilharSummarize
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

sony, playstation, ps5, ps6

PlayStation 6: A nova política de preços é perigosa.

por Nuno Miguel Oliveira
8 horas atrás

A Sony está a preparar uma nova política de preços, que até já deu um ar da sua graça, visto que basta olhar para os preços da PS5...

Galaxy S26 FE apareceu na internet e traz uma mudança no design

por Bruno Fonseca
8 horas atrás

A linha "Fan Edition" da Samsung conquistou um lugar muito especial no coração dos utilizadores de smartphones, combinando especificações de topo com um preço bem mais em conta....

Segredo mais bem guardado do Google Fotos vai receber uma revolução

por Bruno Fonseca
8 horas atrás

O Google Fotos transformou-se numa ferramenta indispensável no ecossistema Android, servindo muito mais do que um mero armazém digital para guardar imagens. A esmagadora maioria dos utilizadores recorre...

Ainda há espaço para smartphones diferentes e bonitos?

por Nuno Miguel Oliveira
8 horas atrás

Não é novidade para ninguém que os smartphones trazem alguma evolução todos os anos. Ora basta olhar para as câmaras do Oppo Find X9 Ultra, ou até de...

Deixar comentário
  • Sobre
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Contactos
Anuncia na Leak
comercial@leak.pt

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Adicionar como fonte preferida na Google Seguir a Leak na Google
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções

Leak@2026 - Todos os direitos reservados