Intel vai ultrapassar a AMD na performance… Mas a que custo?

A Intel está prestes a apresentar os novos Core 11000 Rocket Lake-S baseados no velhinho processo de 14nm… Mas desta vez temos uma arquitetura completamente nova! Um pacote que aparentemente vai ser capaz de deixar a AMD na segunda posição no campo da performance. Mas que também irá exigir uma autêntica central nuclear para alimentar estes novos meninos da gigante azul dos microprocessadores.

Entretanto, a apresentação oficial deverá acontecer ainda na CES 2021, mas o lançamento propriamente dito vai ser apenas em Março.



Intel vai ultrapassar a AMD na performance… Mas a que custo?

Intel vai ultrapassar amd

Portanto, o site Geeknetic acabou de lançar muita informação relativamente ao próximo duelo Intel vs AMD! Ou seja, os novos Intel Core 11000 vs os também ainda muito recentes Ryzen 5000.

Aliás, segundo o site, o conteúdo do artigo é baseado num pequeno evento da Intel na CES 2021. Onde foi posto um Intel Core 11000 de oito núcleos e 16 threads (possivelmente o 11900K) contra um Ryzen 5900X de 12 núcleos e 24 threads.

Intel vai ultrapassar amd Intel vai ultrapassar amd

Pois bem, a Intel parece ser um pouco mais rápida em qualquer cenário gaming, mesmo tendo em conta a vantagem de 4 núcleos e 8 threads para o lado da AMD. (Ambos os sistemas contavam com uma placa gráfica RTX 3080.)

Contudo, enquanto os mais recentes processadores da AMD são baseados no processo de 7nm da TSMC, os processadores Intel Core 11000 (Rocket Lake-S) são ainda baseados no velhinho processo de 14nm. Dito isto, parece que a nova aposta da Intel tem um TDP realmente muito elevado, naquilo que parece ser o potencial máximo do processo de produção que chegou ao mercado originalmente em 2014.

Assim, tendo em conta que o ‘leaker’ afirma que a diferença de performance entre os novos Intel e os atuais Ryzen 5000 é ainda mais pequena que a liderança que a Intel tinha em relação aos Ryzen 3000 baseados na arquitetura Zen 2… Por isso, não estou a ver como é que a fabricante poderá rivalizar sem baixar os seus preços.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também