Intel vai duplicar a performance das suas placas gráficas!

Apesar de tudo aquilo que tem vindo a ser dito acerca do esforço da Intel no mundo das placas gráficas, a verdade é que a gigante dos microprocessadores continua a desenvolver os seus planos para se tornar no terceiro grande ‘player’ dentro deste mercado. Basta olhar para a evolução das suas drivers ao longo dos últimos meses, e também para os seus planos para a nova geração de placas gráficas Intel Arc, de seu nome “Battlemage“!

Ao fim e ao cabo, além de um aumento de performance inerente ao uso de uma nova arquitetura, a Intel também vai duplicar o número de processadores em cada GPU, vai aumentar a cache, e claro, vai usar o processo de 4nm da TSMC. A aposta continua gigantesca no lado da Intel! O problema é o tempo de espera…

Intel vai duplicar a performance das suas placas gráficas!

intel, arc

Portanto, na sua primeira geração de placas gráficas, a Intel não quis meter a carroça à frente dos bois. Por isso, decidiu lançar placas gráficas mais amigas da carteira, com um nível de performance mais virado para a gama média, ou seja, para as massas. Mas isso vai mudar com o próximo grande lançamento. As Intel Arc Battlemage vão trazer muitas melhorias, naquilo que é uma Intel mais preparada para este mercado.

Aliás, ao que tudo indica, o GPU mais poderoso da nova gama de placas gráficas (BMG-G10) já vai tentar bater o pé às melhores ofertas da AMD e da NVIDIA. Claro que ainda não vai ser um GPU rival a uma RTX 4090 (AD102). Porém, já vai bater o pé à RTX 4080 (AD103).

- Advertisement -

Isto, graças a uma duplicação dos núcleos de processamento (32 -> 64), o que leva o número de EUs para 1024 e Shaders para 8192. Além disto, a frequência do GPU vai chegar aos 3GHz graças ao processo de 4nm. O que em conjunto com um sistema de memória completamente refeito, vai significar um aumento de performance extremamente interessante.

Porém, a espera é mais que muita. Afinal, estas placas gráficas só vão chegar ao mercado dentro de 1 ano. Até lá, o único lançamento interessante no mercado gráfico pelas mãos da Intel, vai ser um refresh às atuais Arc Alchemist, denominado de Alchemist+.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.