Intel vai aumentar número de núcleos em todos os Core 14000

A Intel está a preparar um novo lançamento para o final de 2023, que deveria ser um simples “refresh”, mas que pelos vistos vai ser bem mais que isso. Vai ser até uma antecipação aquilo que a AMD está a preparar para 2024.

Afinal, o processo de produção, e a arquitetura, podem ser mais ou menos iguais. Mas, ao que tudo indica, a Intel vai tirar uma página do livro de estratégias da AMD, para aumentar significativamente o número de núcleos em quase todos os seus processadores.

Intel vai aumentar número de núcleos em todos os Core 14000

Portanto, a Intel está a planear aumentar de forma agressiva o número de núcleos presentes na grande maioria dos seus processadores. A ideia é oferecer mais performance/preço com a geração Intel Core 14000, visto que a performance de cada núcleo não deve aumentar neste novo lançamento.

Assim, depois da confirmação de que o i7-14700K iria ter um aumento de núcleos, ao chegar com uma configuração 8P+12E, temos agora também informações a apontar para um i5-14600K com 8P+8E. Ou seja, o primeiro aumento de núcleos num processador desta class desde 2019.

Na realidade, o novo i5-14600K vai ser uma cópia do atual i7-13700K. Aliás, visto que é esperado um aumento ligeiro nas frequências, pode até vir a ser um pouco mais rápido. Isto, a um preço mais baixo.

O mesmo vai acontecer na gama i3, com um aumento para 6 núcleos e 12 threads.

Na realidade, o único processador da gama que não vai ter um acréscimo de núcleos é o mesmo o topo de gama. Porém, é provável que a Intel aposte num aumento agressivo de frequências para o meter à frente do atual i9-13900K.

Além do acréscimo de núcleos físicos, é também esperada uma subida na capacidade da memória cache de todos os processadores.

Em suma, uma jogada extremamente interessante, mas… Apenas e só se a Intel não aumentar preços. Uma jogada tão interessante que até pode empurrar a AMD a fazer alguma coisa com a sua atual geração de processadores Ryzen 7000.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que pode ser o início de uma retoma no mundo dos computadores? Afinal de contas, o problema não está na falta de procura, está mesmo na falta de razões para gastar dinheiro em produtos que não são muito melhores face ao que já tínhamos no mercado.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.