Inicio Hardware Intel vai apostar na TSMC para a sua próxima gama de placas...

Intel vai apostar na TSMC para a sua próxima gama de placas gráficas

Caso não saiba, ao contrário da AMD, NVIDIA e Qualcomm, a Intel tem as suas próprias linhas de produção. No entanto, depois do gigantesco fracasso que foi a implementação do processo de 10nm, que já deveria ter chegado ao mercado em 2016/2017… Parece que a gigante dos micro-processadores começa agora a olhar para uma das grandes responsáveis pelo recente sucesso da AMD no mundo dos processadores e placas gráficas, a TSMC.



Aliás, a TSMC é a grande responsável por muitos dos chips mais populares do mercado, afinal de contas, não é só a AMD que usa e abusa do seu processo de 7nm. Também temos gigantes como a Huawei com o seu SoC Kirin 990, a Qualcomm que produz a totalidade dos seus Snapdragon 855, 855+ e 865, e ainda a Apple, que produz todos os seus SoC para o iPhone e iPad nestas linhas.

Estamos a falar de produtos super ‘premium’, que raramente apresentam problemas na qualidade ou performance. Por isso, de forma a tentar resolver os seus incessantes problemas de produção, a Intel está neste momento a equacionar fazer um acordo com a TSMC! Mas não é para o uso das linhas de 7nm… A ideia é já reservar espaço para os futuros processo de produção de 6nm e 3nm! (Será que a Intel está com medo de não conseguir rivalizar num futuro próximo?)



Intel vai apostar na TSMC para a sua próxima gama de placas gráficas

Intel vai apostar

Portanto, novos ‘rumores’ e ‘leaks’ sugerem que as próximas gerações de placas gráficas sejam baseadas nos futuros processos de 3nm e 6nm da TSMC. Uma decisão crucial tomada pela Intel, após as muitas dificuldades de produção da primeira gama de GPUs com o processo de 10nm.

Assim, a fabricante quer agora levar o seu esforço gráfico para o próximo nível, já em 2021, com a ajuda da TSMC claro está.

A Intel anda a sofrer com a passagem para os 10nm… Uma dificuldade tremenda, que acabou por também afetar todos os produtos de 14nm

Como deve saber, a Intel tem passado uns anos complicados com os seus processos de 10nm e 14nm. Isto porque, ao tentar saltar de um processo para o outro, acabou por ficar ‘presa’ numa espécie de limbo. Em que os 10nm não tinham a qualidade desejada, e por consequência disso mesmo, os 14nm ficaram completamente saturados.

É por isso que vamos ter uma resposta aos Ryzen 3000 de 7nm, na forma de novos Intel Core de 14nm, baseados na mesma exata arquitetura que tão bem conhecemos. Em suma… Este não pode ser o futuro para a Intel! Por isso, é preciso arranjar soluções a médio/longo prazo.

Claro que esta notícia não é ainda 100% certa. Aliás, na minha opinião, acho que a Intel está apenas a precaver quaisquer problemas que apareçam nos próximos tempos com os seus 7nm. Ou seja, a empresa não quer ficar novamente agarrada, se encontrar problemas inesperados nas suas linhas de produção.


Intel vai apostar na TSMC para a sua próxima gama de placas gráficas – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

(Especial) Já ninguém troca de telemóvel todos os anos! Porquê?

Verdade seja dita, quase ninguém troca de smartphone todos os anos, especialmente num país como o nosso em que o ordenado médio ronda os...

Mesmo sem stock, a PS5 ultrapassou a Switch nas vendas!

Caso não saiba, a Nintendo Switch é a consola mais vendido do mercado há vários meses seguidos um pouco por todo o mundo. No...

Netflix: Away é a série que nunca deveria ter ido embora!

O Netflix, para mim, é sem dúvida a melhor plataforma de streaming de sempre. Claro que gosto igualmente do Disney+, mas por enquanto a...

Ford Mustang Mach-E GT Performance vem focado no desempenho!

O novo Mustang 100% elétrico surpreendeu o mercado com a grande ousadia em mudar um ícone automóvel. Afinal de contas, os entusiastas e fãs...

O One UI 3.0 está a caminho do seu Galaxy! Sabe quando chega?

O One UI 3.0 está a caminho do seu Galaxy! - A Samsung passou muitos e longos anos a ser criticada pelo uso da...