Intel Tiger Lake – Dêem as boas vindas aos 10nm e tecnologia Intel Xe!


Por em

Verdade seja dita, a Intel não teve grande coisa para mostrar na sua apresentação da CES 2020 em comparação à AMD. Afinal de contas, a sua rival revelou o novo Threadripper 3990X com 64 núcleos e 128 threads, os super interessantes Ryzen 4000 para portáteis, e ainda uma placa gráfica de gama média que deverá fazer alguma comichão à NVIDIA, a RX 5600 XT.



Ainda assim, apesar de não ter grande coisa em quantidade, parece-me a mim que a Intel teve algo realmente interessante para mostrar na forma dos novos processadores Tiger Lake! Uma nova gama de produtos que traz finalmente os 10nm para cima da mesa, ao mesmo tempo que duplica a performance gráfica do iGPU, graças ao uso da nova arquitetura Intel Xe.

Intel ‘Tiger Lake’ – Dêem as boas vindas aos 10nm e tecnologia Intel Xe!

Intel

Aliás, a Intel até tinha em exposição um portátil a correr alguns jogos bloqueados a 60FPS, tendo como base apenas o novo CPU + iGPU. No entanto, a fabricante optou por não partilhar alguns detalhes como resolução, e configurações gráficas de cada jogo.

O secretismo da Intel à volta dos novos produtos é mais do que muito! Será isto bom ou mau?

Portanto, já não é novidade para ninguém que a arquitetura Intel Xe vai fazer parte dos novos processadores Tiger Lake para o mercado tradicional de desktop. Mas o que os jogadores realmente querem saber é… Qual é a performance desta arquitetura gráfica numa placa dedicada!?



Pois bem, a Intel até mostrou Destiny 2 a ser executado numa placa gráfica Intel Xe DG1! Mas foi uma demo ainda mais pequena e menos detalhada do que aquela que tivemos com o portátil. O que claro está, passa a mensagem que a empresa não quer revelar grande coisa antes do evento oficial!

Se isto é bom ou mau? Por um lado, a Intel pode simplesmente querer guardar todas as informações, para mais tarde fazer um lançamento super agressivo para meter a AMD no lugar. Ou então… A performance dos produtos não é nada de especial, e por isso nem sequer vale a pena revelar as coisas agora.

Uma coisa é certa, está confirmado que os novos processadores Tiger Lake irão contar com GPUs Xe! Produtos que deverão chegar ao mercado um pouco mais tarde no ano.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Featured, Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

AMD já confirmou! Temos placas gráficas Navi topo de gama a caminho!

Amazfit PowerBuds e ZenBuds: dois super-auriculares para Android

Seguinte