Intel revelou a sua primeira placa gráfica na CES! O objetivo é o Gaming

A Intel aproveitou a CES 2020 para revelar finalmente a sua primeira placa gráfica dedicada de sempre, a Xe DG1 Software Development Vehicle (Versão de Desenvolvimento).

No entanto, a placa não é aquilo que os muitos entusiastas do mundo das placas gráficas estavam à espera!

Afinal de contas, da mesma maneira que a Sony e Microsoft enviam versões de desenvolvimento das suas consolas para os estúdios, a Intel também teve de criar uma placa gráfica tendo como base a nova arquitetura de forma a que o software atual seja otimizado para o novo hardware.

Ou seja, apesar da grande maioria das pessoas estar à espera de ver uma uma placa gráfica gigantesca, com um sistema de refrigeração brutal… A realidade foi bastante menos chocante. 



Intel revelou a sua primeira placa gráfica na CES! O objetivo é o mercado Gaming

Intel DG1

Portanto, a pequena placa gráfica que em boa verdade é apenas o iGPU dos novos processadores de 10nm da Intel no formato de placa dedicada… É perfeitamente capaz de oferecer boa performance na resolução FullHD em jogos como Warframe. (O que claro está, não é assim tão impressionante.)

O que acaba por ser espantoso, mas é normal tendo em conta o 15.2cm de comprimento de o facto da placa consumir menos de 75W.

A Intel Xe DG1 é apenas o início da aposta da Intel!

Esta placa que foi revelada na CES é apenas o início da aposta da Intel no mercado de placas gráficas.

Ao fim ao cabo, o intuito é lançar uma arquitetura realmente capaz de um escalonamento sério. Desta maneira será possível ter placas gráficas integradas super pequenas, bem como autênticas bestas da computação com 2, 4 ou 8 GPUs no mesmo espaço.

Intel DG1

O que por sua vez nos leva ao grande objetivo da empresa, competir no mundo dos jogos contra a AMD e NVIDIA. No entanto, não me parece que seja já possível para a gigante dos micro-processadores entrar a matar no mercado de gama alta. Caso contrário, teríamos tido um vislumbre de uma placa mais poderosa na CES. (A primeira placa Intel deverá chegar ao mercado dentro de 6 meses!)

Ainda assim, se por acaso a Intel for capaz de lançar uma placa capaz de rivalizar com uma GTX 1650 ou RX 5500, a um preço relativamente decente… Então, temos aqui algo bastante interessante para ter no radar.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Pirataria: Depois do IPTV, o alvo são os serviços de VPN

Como deve saber, o fenómeno do IPTV Pirata continua bem vivo! Especialmente agora que a pandemia teve um grande impacto na maneira como consumimos...

Em 2022, apenas um iPhone vai chegar ao mercado sem 120Hz

A gama de smartphones iPhone 13 foi apresentada na semana passada, com os dois novos modelos 'Pro' a finalmente trazerem o tão desejado ecrã...

Qual foi a maior invenção no mundo dos computadores?

Provavelmente já não se lembra, mas houve uma altura, em que um simples computador, ocupava toda uma sala, ou até uma casa. Aliás, o...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!