Intel revelou a sua primeira placa gráfica na CES! O objetivo é o Gaming


Por em

A Intel aproveitou a CES 2020 para revelar finalmente a sua primeira placa gráfica dedicada de sempre, a Xe DG1 Software Development Vehicle (Versão de Desenvolvimento).

No entanto, a placa não é aquilo que os muitos entusiastas do mundo das placas gráficas estavam à espera!

Afinal de contas, da mesma maneira que a Sony e Microsoft enviam versões de desenvolvimento das suas consolas para os estúdios, a Intel também teve de criar uma placa gráfica tendo como base a nova arquitetura de forma a que o software atual seja otimizado para o novo hardware.

Ou seja, apesar da grande maioria das pessoas estar à espera de ver uma uma placa gráfica gigantesca, com um sistema de refrigeração brutal… A realidade foi bastante menos chocante. 



Intel revelou a sua primeira placa gráfica na CES! O objetivo é o mercado Gaming

Intel DG1

Portanto, a pequena placa gráfica que em boa verdade é apenas o iGPU dos novos processadores de 10nm da Intel no formato de placa dedicada… É perfeitamente capaz de oferecer boa performance na resolução FullHD em jogos como Warframe. (O que claro está, não é assim tão impressionante.)

O que acaba por ser espantoso, mas é normal tendo em conta o 15.2cm de comprimento de o facto da placa consumir menos de 75W.

A Intel Xe DG1 é apenas o início da aposta da Intel!

Esta placa que foi revelada na CES é apenas o início da aposta da Intel no mercado de placas gráficas.

Ao fim ao cabo, o intuito é lançar uma arquitetura realmente capaz de um escalonamento sério. Desta maneira será possível ter placas gráficas integradas super pequenas, bem como autênticas bestas da computação com 2, 4 ou 8 GPUs no mesmo espaço.

Intel DG1

O que por sua vez nos leva ao grande objetivo da empresa, competir no mundo dos jogos contra a AMD e NVIDIA. No entanto, não me parece que seja já possível para a gigante dos micro-processadores entrar a matar no mercado de gama alta. Caso contrário, teríamos tido um vislumbre de uma placa mais poderosa na CES. (A primeira placa Intel deverá chegar ao mercado dentro de 6 meses!)

Ainda assim, se por acaso a Intel for capaz de lançar uma placa capaz de rivalizar com uma GTX 1650 ou RX 5500, a um preço relativamente decente… Então, temos aqui algo bastante interessante para ter no radar.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Featured, Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Quais foram os jogos mais vendidos na Playstation Network em 2019?

Veículos elétricos: Drako GTE vs Tesla P100D! Qual o mais rápido?

Seguinte