Isto tem alguma piada, mas ao mesmo tempo, negócio é negócio, e para fazer dinheiro a sério, até as mais antigas rivalidades têm que passar para o banco de trás. Ao que tudo indica, a Intel quer produzir chips para a NVIDIA, Google, Microsoft (Xbox), Qualcomm, MediaTek, e pelos vistos, também para a AMD.
Intel quer produzir processadores para a AMD. Loucura!?
Portanto, depois de vários anos de dificuldades para a Intel no lado da produção, a realidade é que está a ser feito um investimento bastante avultado para meter a gigante azul dos microchips novamente no mapa.
Isto significa deixar de utilizar as linhas de produção de microchips apenas para si, de forma a criar um modelo de negócio muito similar ao da Samsung, e claro, o da TSMC, esta última a atual líder isolada do mundo da produção tecnológica de ponta.
De forma muito resumida, segundo o CEO da Intel (Pat Gelsinger), a gigante Intel quer ser a maior foundry do planeta até 2030, e para isso acontecer, precisa de clientes de topo. Nessa lista podemos encontrar a AMD.
Ou seja, durante a IFS Direct Connect, o CEO da Intel afirmou novamente que quer entrar com força no mundo da produção de chips, ao partilhar todas as suas tecnologias mais recentes, e mais avançadas, com quem estiver interessado em pagar. Isto ao mesmo tempo que piscou o olho a Jensen (NVIDIA), Christiano (Qualcomm), Sundar (Google), Satya (Microsoft), e até Lisa (AMD).
Isto é muito curioso, porque vários rumores apontam para uma Intel extremamente entusiasmada com o projeto Xbox de nova geração.
Em suma, temos uma Intel pronta a oferecer uma solução de elevada performance. Isto, claro, com um desconto bastante avultado face a tudo aquilo que a AMD tem sido capaz de oferecer com os seus APUs.
É uma boa notícia!
A Samsung está a ser incapaz de criar concorrência a sério à TSMC. Por isso, uma Intel pronta a rivalizar, com muita e boa força de produção, a um preço competitivo, só pode ser bom para nós (consumidores). Afinal de contas, uma das maiores culpadas pelo encarecimento absurdo do mundo tecnológico nos últimos 4~5 anos, é da TSMC.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!