Intel quer vender processadores como um serviço?

Ainda se lembra do que a Intel fez em 2010, com o ‘Intel Upgrade Service‘, que basicamente consistia na venda de processadores ‘bloqueados’ ao nível do firmware, que poderiam ter um 1MB extra de memória cache, caso o consumidor quisesse pagar uma quantia extra de dinheiro? (Na altura, 50$).

Pois bem, parece que a Intel vai pegar nessa ideia com 11 anos, de forma a fazer algo muito parecido, desta vez, com os processadores Xeon. O objetivo é fazer dinheiro mais que uma vez, na venda de um único processador.

Intel quer vender processadores como um serviço?

Intel, core

Portanto, segundo um novo patch no GitHub, temos uma novidade denominada de Intel Software Defined Silicon (SDSi). O que aparentemente permite a configuração/ativação de funcionalidades extra para um qualquer tipo de processador, através de um processo de ativação de licença.

Em suma, algo muito similar ao Intel Upgrade Service de 2010, que em vez de ser focado no mercado de consumo, está mais focado no mundo empresarial, ou seja, os processadores Xeon. Entretanto, esta é a definição empresarial!

Na prática, tudo isto significa que a Intel vai lançar processadores perfeitamente capazes, bloqueados via software, de forma a ir buscar mais alguns euros à carteira dos consumidores!

Consegue imaginar ter de pagar extra para ter acesso a núcleos extra, ou a threads extra? É isto que vai acontecer, se por ventura a Intel conseguir ter sucesso com esta estratégia. É uma maneira muito interessante, de fazer o consumidor pagar, mais que uma vez, pelo menos processador.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha uma boa ideia? Afinal de contas, no futuro, pode ser possível comprar um processador mais barato, e ao longo do tempo, ir desbloqueando funcionalidades! É interessante? Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião, acerca deste tema, nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados