Intel tem o primeiro CPU com 24 núcleos para portáteis

As grandes fabricantes de portáteis já revelaram as suas renovações de gama para 2023, onde claro está, podemos encontrar muito daquilo que a AMD, NVIDIA, e claro, a Intel, têm para oferecer ao mundo mobile.

A coisa ficou extremamente interessante no caso da Intel, que apresentou o primeiro processador mobile com 24 núcleos físicos, o i9-13980H, que além de um número incrível de ‘cores’, é também o processador mobile mais rápido do planeta, conseguindo até ultrapassar aquilo que a Apple tem para oferecer na sua gama de processadores M.

Intel tem o primeiro CPU com 24 núcleos para portáteis

Portanto, as grandes fabricantes aproveitaram a CES para apresentar os seus novos portáteis, onde claro está temos de incluir a ASUS, e a Acer! Ambas com alternativas de gama super alta, a utilizar este mesmo processador. Vamos saber mais?

Pois bem, o Intel Core i9-13900HX traz consigo um total de 24 núcleos, divididos em 8 núcleos de performance, e 16 núcleos focados na eficiência energética, num total de 32 threads. No campo da frequência, este processador é capaz de chegar aos 5.6GHz sem grandes dificuldades, isto enquanto também oferece um aumento de performance de 11% (single-thread) e 49% (multi-thread), relativamente ao seu antecessor.

- Advertisement -

Curiosamente, este processador consegue suportar até um máximo de 128GB de RAM, seja ela DDR4 ou DDR5. Por isso, é muito provável que existam muitas variações de especificações técnicas, no mercado, aos mais diferentes preços, em 2023. Vale ainda a pena salientar que o TDP deste processador anda entre os 45W e 55W, o que é incrível para a performance que oferece.

Vai ser muito interessante perceber como a Apple vai responder a este novo lançamento! Isto, quando finalmente lançar os seus M2 Pro e M2 Max, algures nos próximos meses.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Isto é a Intel a regressar ao seu velho “eu”? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.