Intel pode estar a sofrer, mas a aposta nas memórias continua forte!

Intel pode estar a sofrer, mas a aposta nas memórias continua forte! – Caso não saiba, a memória MRAM é uma nova tecnologia que oferece retenção de dados, sem qualquer energia no sistema! Além disso, oferece ainda mais velocidade e durabilidade.

E pelos vistos, a Intel está prestes a conseguir produzi-la em grandes quantidades, com excelentes yields

Portanto, os tipos de memória como a DRAM podem vir a ser substituídos num futuro muito próximo, por esta nova tecnologia! A confirmação vem da própria Intel, que falou desta inovadora tecnologia na Solid-State Circuits Conference.

MRAM

Mas vamos explicar mais um pouco como é que a MRAM funciona

Ao contrário da DRAM utilizada nos computadores tradicionais, como a memória RAM que tem instalada no seu PC do dia a dia. A MRAM é uma memória não volátil, ou seja, consegue reter toda a informação em memória, mesmo sem qualquer corrente a passar nos seus circuitos. (A memória RAM normal do seu PC é volátil, ou seja, assim que desliga o PC, toda a informação que estava em memória é perdida imediatamente.)

Contudo, parece que o grande intuito desta tecnologia, nem são os PCs que usamos no nosso dia a dia. (Apesar desta tecnologia poder vir a substituir a atual memória NAND flash e DRAM.)

A memória MRAM tem um grande potencial, para substituir a memória flash e SRAM!

Um tipo de memória, que é usada em milhões de aparelhos por esse mundo fora. Como produtos IoT, que aparecem agora em todo o lado, com micro controladores, que utilizam um qualquer tipo de memória flash para funcionar.

Portanto, a velocidade, eficiência e rentabilidade destes produtos poderá subir em flecha, com esta nova memória.

Os analistas indicam que a Intel já se encontra a produzir MRAM com yields maiores que 99.9%. (Processo de 22nm). E que curiosamente, até já começou a fornecer alguns clientes com amostras. Ainda assim, ainda devemos ter de esperar mais um ou dois anos, até que os primeiros produtos comerciais com memória MRAM cheguem ao mercado.


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também