Como deve saber, muito resumidamente, a AMD obrigou a Intel a apostar na retrocompatibilidade entre plataformas. Tudo devido ao facto de ainda hoje ser possível instalar um Ryzen 5000 de última geração numa motherboard de gama baixa originalmente lançada em 2018.
No entanto, parece que a Intel decidiu manter a retrocompatibilidade apenas nas suas motherboards mais caras… Visto que as mais baratas mas muito populares motherboards H410 e B460 vão ficar limitadas aos Intel Core 10000 já no mercado. Ou seja, se por ventura tinha uma destas motherboards e estava a equacionar mudar de processador… Pode tirar o cavalinho da chuva!
(Intel) Tiro no pé? Boards H410 e B460 não suportam os novos CPUs
Portanto, numa decisão que não faz mesmo muito sentido nas nossas cabeças… E que muito provavelmente não tem qualquer origem técnica, visto que uma plataforma chipset + processador não pode funcionar assim. A Intel decidiu restringir as motherboards de gama média B460 e gama baixa H410 no suporte aos novos processadores Core 11000 (Rocket Lake-S) que entretanto deverão chegar às prateleiras no próximo mês.
Assim, apenas as topo de gama Z490, e gama média-alta H470 vão ter acesso à retrocompatibilidade, com as atualizações de BIOS já a caminho de todos os modelos.
Entretanto, alguns especialistas estão com dificuldades em explicar esta decisão… Ao fim ao cabo, enquanto a Intel pode argumentar que as VRMs dos modelos H410 são demasiado ‘fracas’ para o suporte, o mesmo não pode ser dito das motherboards B460, visto que temos modelos muito interessantes (e caros) no mercado.
Em suma, se por ventura quiser dar o salto para a nova plataforma Intel, vai ter de apostar algum dinheiro nas novas motherboards Z590, ou então esperar pelos modelos mais baratos como as motherboards B560 ou H510.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.