Intel já está a pensar na nova geração de placas gráficas!

Como deve saber, a nova geração de processadores Intel Core 12000 vai trazer uma plataforma completamente nova já equipada com um socket LGA1700, e suporte a dois novos standards muito interessantes, a memória RAM DDR5, e claro, o PCIe 5.0.

Dito isto, enquanto o PCIe 4.0 tem sido aproveitado em pleno para dar vida a armazenamento super rápido, especialmente pela AMD, que foi a primeira a suportar a tecnologia. Tudo indica que o suporte ao PCIe 5.0 na nova geração Intel serve mesmo, apenas e só, para preparar o terreno para uma nova geração de placas gráficas!

Intel já está a pensar na nova geração de placas gráficas!

Portanto, as novas motherboards Intel Core Z690 vão trazer muita coisinha nova, e boa, para cima da mesa. Afinal de contas, segundo o novo diagrama do chipset, as motherboards topo de gama para a geração Core 12000 (Alder Lake-S), vão contar com 1 x 16 + 2 x 8 linhas de comunicação PCIe 5.0, ligadas diretamente ao CPU.

Entretanto, o chipset Z690 vai também ter suporte até 12 linhas PCIe 4.0 e 16 linhas PCIe 3.0.

Dito tudo isto, o PCIe 5.0 destas motherboards não vai ser focado no armazenamento, ou seja, vai estar apenas disponível no slot PCIe x16. Assim, é basicamente uma jogada, para preparar o suporte a placas gráficas de nova geração, que já poderão fazer uso do standard.

Que placas gráficas são estas, e quando é que irão sair no mercado? Ninguém faz ideia… Mas uma coisa é certa, o desenvolvimento de arquiteturas gráficas está a acontecer a uma velocidade incrível, com a NVIDIA, AMD, e agora a Intel, a serem capazes de impressionar quase todos os anos. Por isso, este suporte ‘adiantado’ pode ser algo muito valioso num futuro muito próximo… Afinal, temos de ter em conta, que a AMD já está a preparar placas gráficas com um design multi-chip para 2022!

Entretanto, além do PCIe 5.0, os processadores de 12ª geração da Intel também vão contar com suporte a memória RAM DDR5. Mas… Calma! Também vamos ter suporte a memória RAM DDR4.

Estas novidades devem estar prestes a chegar ao mercado, visto que a Intel quer aproveitar em pleno o lançamento do Windows 11, que por sua vez chega às prateleiras no dia 5 de Outubro.

 

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Memória GDDR6 ou GDDR6X? E que tal GDDR6W?

As tecnologias que dão vida às tão famosas placas...

DPVR E4: Um Capacete VR que vai apostar (e bem) no preço!

Como já deve ter percebido, entrar no mundo da...

Consumidores querem a RTX 4080 a 700~800€! NVIDIA riu!

Como deve saber, a nova geração de placas gráfica...

RTX 4070 Ti e RX 7900 já foram registadas pela Gigabyte

Quando queremos saber se uma placa gráfica está a...

Intel Core i9-13900KS vai ser 22% mais caro. Loucura?

Ver componentes topo de gama a preços exagerados não...