Intel já está a pensar na nova geração de placas gráficas!

Como deve saber, a nova geração de processadores Intel Core 12000 vai trazer uma plataforma completamente nova já equipada com um socket LGA1700, e suporte a dois novos standards muito interessantes, a memória RAM DDR5, e claro, o PCIe 5.0.

Dito isto, enquanto o PCIe 4.0 tem sido aproveitado em pleno para dar vida a armazenamento super rápido, especialmente pela AMD, que foi a primeira a suportar a tecnologia. Tudo indica que o suporte ao PCIe 5.0 na nova geração Intel serve mesmo, apenas e só, para preparar o terreno para uma nova geração de placas gráficas!

Intel já está a pensar na nova geração de placas gráficas!

Portanto, as novas motherboards Intel Core Z690 vão trazer muita coisinha nova, e boa, para cima da mesa. Afinal de contas, segundo o novo diagrama do chipset, as motherboards topo de gama para a geração Core 12000 (Alder Lake-S), vão contar com 1 x 16 + 2 x 8 linhas de comunicação PCIe 5.0, ligadas diretamente ao CPU.

Entretanto, o chipset Z690 vai também ter suporte até 12 linhas PCIe 4.0 e 16 linhas PCIe 3.0.

Dito tudo isto, o PCIe 5.0 destas motherboards não vai ser focado no armazenamento, ou seja, vai estar apenas disponível no slot PCIe x16. Assim, é basicamente uma jogada, para preparar o suporte a placas gráficas de nova geração, que já poderão fazer uso do standard.

Que placas gráficas são estas, e quando é que irão sair no mercado? Ninguém faz ideia… Mas uma coisa é certa, o desenvolvimento de arquiteturas gráficas está a acontecer a uma velocidade incrível, com a NVIDIA, AMD, e agora a Intel, a serem capazes de impressionar quase todos os anos. Por isso, este suporte ‘adiantado’ pode ser algo muito valioso num futuro muito próximo… Afinal, temos de ter em conta, que a AMD já está a preparar placas gráficas com um design multi-chip para 2022!

Entretanto, além do PCIe 5.0, os processadores de 12ª geração da Intel também vão contar com suporte a memória RAM DDR5. Mas… Calma! Também vamos ter suporte a memória RAM DDR4.

Estas novidades devem estar prestes a chegar ao mercado, visto que a Intel quer aproveitar em pleno o lançamento do Windows 11, que por sua vez chega às prateleiras no dia 5 de Outubro.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Nem os fãs de terror estão a aguentar este filme na Netflix!

A Netflix tem neste momento um monte de séries e filmes realmente brutais. Sendo que para dizer a verdade, os utilizadores estão realmente a...

NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

Nos últimos tempos, temos visto uma grande aposta no lançamento de placas RTX 3060 por parte da NVIDIA. Uma placa gráfica muito interessante, capaz...

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!