(Especial) A Intel não pode dar o salto para os 5nm. Porquê?

Este é um assunto que já fez correr muita tinta. Mas agora que a Intel parece estar a tentar fazer um ‘comeback’ no mundo da produção de semicondutores, chegando ao ponto de até mudar o sistema de nomenclatura de todos os processos, faz todo o sentido falar sobre o assunto, e assim, voltar a resumir as dificuldade da gigante dos processadores no mercado atual.

(Especial) A Intel não pode dar o salto para os 5nm. Porquê?

Intel 11

Portanto, como deve saber, os processadores que dão vida à grande maioria dos smartphones topo de gama já são baseados em processos de 5nm, sejam eles da TSMC ou da Samsung. Aliás, até os mais recentes computadores da Apple já são baseados num processador de 5nm, o Apple M1.

Dito tudo isto, no mercado tradicional de processadores para destkop, a AMD anda nos 7nm, pronta a dar o salto para os 5nm no final deste ano, para posteriormente lançar uma renovada gama de produtos algures na primeira metade de 2022.

O que levanta uma questão! Porque anda a Intel agarrada aos 14nm e 10nm em 2021?

Muito resumidamente, a Intel falhou de uma forma épica, no desenvolvimento e implementação do seu processo de 10nm! Um processo, que na verdade, é mais ou menos equivalente ao processo de 7nm da TSMC, daí a Intel ter decidido chamá-lo de Intel 7. Foi uma falha de proporções gigantescas, que meteu um atraso de vários anos no planeamento da gigante azul dos microprocessadores. Curiosamente, na opinião de muitos especialistas, a Intel quis dar um passo maior que a sua própria perna, o que acabou por resultar numa perda do domínio do mundo da produção.

Ou seja, a Intel passou de força dominadora, para agora andar atrás do prejuízo. Aliás, em boa verdade, o atual sucesso da AMD é muito graças aos sucessivos tiros no pé da Intel. Mas vamos ao que interessa…

Entretanto, o processo de 10nm da Intel parece finalmente estar a operar em todos os cilindros, com uma grande aposta calendarizada ainda para este ano! Na forma do lançamento dos novos Intel Core 12000, que além deste processo, também vão contar com uma arquitetura completamente nova, e até um novo design onde poderemos encontrar diferentes tipos de núcleos de processamento dentro da mesma die.

Além disto, tudo indica que o processo de 7nm da Intel vai ser capaz de impressionar o mercado, ao oferecer uma performance e eficiência superior a ambos os processos de 5nm da TSMC. É exatamente por isto que a gigante dos microprocessadores vai chamar este processo de Intel 4, dando a ideia que é um processo superior ao de 5nm da TSMC.

Assim, o Intel 7 (10nm) vai começar a dar um ar de sua graça em 2021! Isto enquanto a Intel tem agora planeado aumentar significativamente a produção do Intel 4 (7nm) algures no próximo ano.

A Intel também tem um processo de 5nm em desenvolvimento, que segundo a própria, deve ficar entre os processos de 3nm e 2nm da TSMC. Mas uma coisa é certa, a TSMC vai chegar aos 3nm e 2nm antes da chegada dos 5nm da Intel. Afinal de contas, o planeamento da Intel prevê um desenvolvimento e implementação de processos a um ritmo 2x superior ao que seria ‘normal’. E claro, isto tem tudo para correr mal, tal e qual como o passado recente da empresa sugere.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!