Intel lança placas gráficas baratas ou morre na praia!

A Intel anda a prometer uma gama de placas gráficas, realmente digna desse nome, há vários anos/meses. Pois bem, ao que tudo indica (finalmente) 2022 é o ano escolhido! Ou seja, em Junho, vamos dar as boas vindas às primeiras placas gráficas desktop da empresa.

No entanto, Junho já é um bocado tarde para realmente criar algum tipo de impacto sério no mercado.

Ao fim ao cabo, nessa altura, estamos a mais ou menos 3 meses do lançamento das novas gerações de placas RTX 40 e RX 7000, e claro, temos ainda de ter em conta, que a crise de produção já está a perder muito do seu charme na indústria.

Muito resumidamente, parece que a Intel perdeu uma excelente oportunidade de brilhar, ao entrar no mercado, numa altura de crise. Mas ainda tem um caminho para o sucesso!

Intel lança placas gráficas ‘baratas’, ou morre na praia!

498P9Z

A Intel precisa de ser a alternativa amiga da carteira! Pelo menos nesta fase inicial, onde não tem armas para rivalizar com aquilo que a AMD e NVIDIA têm para oferecer. Aqui não estamos a falar apenas da Arc A780, a placa mais poderosa da gama, que por sua vez, deverá rivalizar com a RTX 3070 da NVIDIA. Estamos a falar de toda a gama!

A Intel tem de apresentar uma gama significativamente mais barata, em todos os modelos. O CEO da empresa já veio a público comentar este assunto, dizendo:

  • “Temos de oferecer bons produtos, em todos os segmentos. O mercado está com fome de alternativas. Mas não o podemos fazer só porque sim. Temos de nos saber diferenciar da concorrência.”

Esta fator ‘diferenciador’ tem de ser obrigatoriamente o preço. A Intel não só tem de ganhar nome na indústria, com uma gama aliciante em termos de performance, tem também de conseguir conquistar as carteiras, e acima de tudo, opiniões dos consumidores. Estamos a falar de um mercado extremamente fã dos produtos NVIDIA, e que apenas recentemente começou a olhar com outros olhos para a AMD, graças à mudança de estratégia com as placas Radeon RX 5000.

O foco tem de ser preço, preço, preço! Isto, nunca esquecendo uma boa direção!

Neste campo, a Intel parece estar bem servida, com Vineet Goel no leme. Estamos a falar do antigo diretor sénior de arquitetura na AMD, que por sua vez, foi responsável pelos mais recentes lançamentos da empresa (RX 5000 e RX 6000).

Conclusão

Resta esperar pelo lançamento, e perceber como é que a Intel irá conseguir atacar as principais rivais neste mercado. Se há coisa que não falta à gigante azul é mesmo recursos para fazer um lançamento em condições. Mas na nossa opinião, o preço tem de ser a arma de arremesso, especialmente nesta altura, em que a AMD e NVIDIA estão finalmente a baixar os preços dos seus produtos, após 2 anos de “crise”.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado nas placas gráficas Intel? Ou optar pela performance da RTX 3070 já não faz sentido em 2022?

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.