Muitas vezes se falou de uma potencial desistência da Intel, quando o tema são placas gráficas. Mas… Longe disso! Acabamos de dar as boas vindas à segunda geração de placas gráficas desktop, e ao que tudo indica, o desenvolvimento da terceira geração já está prestes a ser finalizado.
Intel fora das placas gráficas? Não! Terceira geração está pronta!
Portanto, segundo Tom Peterson, que falou recentemente num podcast acerca da mais recente aposta da Intel, a parte do hardware relativamente à arquitetura Xe3 já está finalizada para dar vida a placas gráficas dedicadas.
Aliás, ao que tudo indica, a equipa responsável pelas arquiteturas gráficas Intel já está a trabalhar no que vem a seguir (Druid “Xe4”).
Ou seja, se alguns rumores apontavam para uma Intel muito atenta à performance das suas recentemente lançadas B580 e B570, para depois existir uma decisão de desistência ou continuação. Tudo indica (agora) que nada depende da performance destas placas.
A Intel está apostada em continuar o seu caminho neste mercado, custe o que custar, e claro, demore o tempo que demorar. É uma aposta a médio-longo prazo. Visto ser de facto muito complicado meter a colher onde a AMD e NVIDIA já têm uma marca estabelecida, e claro, produtos de qualidade comprovada.
Entretanto, como deve imaginar visto que a segunda geração de placas chegou agora ao mercado, esta nova arquitetura vai primeiramente ser aproveitada para dar vida a novos SoC para o mundo mobile, muito provavelmente durante o ano de 2025. Ou seja, soluções pensadas para portáteis, e quem sabe, também consolas como a MSI Claw. Só depois iremos ver alguma aposta em placas gráficas dedicadas.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!