Intel fez ‘tease’ da sua placa gráfica gaming! Lançamento iminente?

A Intel anda a prometer muito no campo gráfico desde que roubou Raja Koduri à AMD há alguns anos atrás. No entanto, apesar de muito ter sido dito e ‘leaked’, o mercado de placas gráficas continua a ser reinado por apenas duas gigantes, a AMD e a NVIDIA. Mas será que isto está prestes a mudar? 

Pois bem, entretanto, caso não saiba, a Intel já lançou a sua primeira placa gráfica! A Xe DG1, uma placa de gama baixa, pensada para as OEMs interessadas em fazer máquinas baratas.

Um lançamento que não é muito importante para os gamers propriamente ditos, mas é importante para a indústria… Afinal de contas, é a primeira placa gráfica da Intel em mais de 10 anos. Uma placa que aparentemente é também um aperitivo para o que vem aí.



Intel fez ‘tease’ da sua placa gráfica gaming! Lançamento iminente?

Portanto, tudo indica que a Intel está a terminar o desenvolvimento das primeiras placas gráficas baseadas no GPU Xe HPG, visto que o ‘Boss’ do departamento gráfico (Raja Koduri) está constantemente a partilhar novas informações acerca do que está a acontecer, e até partilhou uma imagem do Xe GPU mesh shading em acção.

Afinal, Koduri acabou de publicar um teste 3DMark Mesh Shader feito a uma placa Intel Xe HPG, sendo este basicamente o primeiro teste público numa placa deste tipo! Claro que teria sido mais interessante ver um jogo como Crysis, Cyberpunk 2077 ou um dos testes mais conhecidos da suite 3DMark, mas pronto… É melhor que nada.

intel placa gráfica gaming


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será a Intel capaz de bater o pé às rivais? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também