Como deve saber, mas provavelmente de vez em quando até se esquece, a Intel também produz e comercializa placa gráficas. Porém, apesar de todos os recursos que a gigante azul dos microprocessadores tem do seu lado, a realidade é que ainda não é capaz de rivalizar com a AMD ou com a NVIDIA.
Uma realidade que todos nós esperávamos que fosse passageira, com a Intel a aprender com os erros, e a ser capaz, com o tempo, de fazer algo mais agressivo, com mais performance, capaz de rivalizar com as restantes ofertas já existentes no mercado. Porém, ao que tudo indica, o segundo lançamento vai ser mais do mesmo.
Como assim? Vai chegar tarde, vai chegar com níveis de performance aquém do esperado, e provavelmente com o preço errado.
Intel está pronta a perder o comboio (outra vez) em 2024!
Portanto, a Intel vai com toda a certeza lançar uma nova geração de placas gráficas ainda em 2024, estamos a falar das novas Battlemage, que na sua proposta mais premium já deve contar com GPUs de 5nm, 512 EUs, e 16GB de memória VRAM num bus de 256-bit.
Curiosamente, desta vez não vai ser possível encontrar placas gráficas mobile. Ou seja, a Intel vai apostar tudo nas versões Desktop das suas Battlemage, o que em príncipio deveria significar elevados níveis de performance, e num mundo perfeito, quem sabe, alguma rivalidade com a NVIDIA e AMD. Porém… Não é isso que vai acontecer.
Qual é o nível de performance esperado?
Bem, segundo os mais recentes ‘leaks’, as novas Battlemage são 30% mais rápidas a nível arquitetural face às primeiras placas gráficas da Intel, o que por sua vez, com mais unidades de computação, significa que vamos ver uma placa gráfica Intel topo capaz de se meter entre a velha RTX 3070 e a nova RTX 4070 Super. O que não realidade nem é nada mau, especialmente se o preço for bom!
Porém, o problema é que nesta altura já vamos ter muitas novas alternativas no mercado! Como é o exemplo das GeForce RTX 50, bem como das novas Radeon RX 8000.
Em suma, fica novamente a ideia de que a Intel chega tarde à festa.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!