Intel e a Microsoft juntam-se no desenvolvimento da IA

A Intel e a Microsoft uniram forças para impulsionar o desenvolvimento da inteligência artificial (IA) nos PCs com Windows 11. Assim as empresas pretendem trazer novas funcionalidades e capacidades aos utilizadores de PC, revolucionando a forma como interagimos com a tecnologia.

Intel e a Microsoft juntam-se no desenvolvimento da IA

Na conferência Build 2023 da Microsoft, a Intel apresentou os próximos processadores Meteor Lake para PC, destacando a sua arquitetura e as poderosas capacidades de IA. Esta colaboração estabelece um marco significativo na evolução da computação pessoal e abre novas possibilidades de inovação em todos os setores.

Intel e Microsoft

A mais recente plataforma para PC da Intel apresenta um design revolucionário de SoC “chiplet”. Este design permite otimizar o desempenho, reduzindo simultaneamente o consumo de energia. A Intel afirmou que os aceleradores de IA da Meteor Lake no CPU e na gráfica proporcionam um melhor desempenho para executar modelos de IA de forma eficiente, permitindo uma ampla gama de aplicações da inteligência artificial em PCs.

Assim uma das principais características do Meteor Lake é a sua VPU (Unidade de Processamento de Visão Neural incorporada). Trata-se de um motor de IA dedicado e integrado diretamente no SoC. Esta VPU neural permite a execução eficiente de modelos de IA e capacita o PC com capacidades multimédia melhoradas e uma aprendizagem automática mais eficaz.

- Advertisement -

Um exemplo notável é a integração das capacidades de IA no Adobe Premiere Pro. Com as capacidades de IA do Meteor Lake, funcionalidades como a reenquadramento automático e a deteção de edição de cenas tornam-se muito mais simples. Deste modo permite aos utilizadores automatizar tarefas e melhorar a sua experiência de edição multimédia.

Entretanto a integração de capacidades de IA nas plataformas de PC melhora a experiência do utilizador e abre novas oportunidades.

De facto isto é algo que faz todo o sentido. Afinal de contas a inteligência artificial está cada vez mais na moda, até porque bem utilizada pode facilitar e muito a nossa vida.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.