Intel decidiu explicar o fim da retrocompatibilidade. Curioso?

No início desta semana, ficámos a saber que a Intel decidiu acabar com a prometida retrocompatibilidade entre motherboards! Não totalmente, mas foi algo que não caiu muito bem junto dos consumidores.

Ou seja, muito resumidamente, se por ventura tem uma motherboard H410 ou B460, não vai conseguir dar o salto para os novos processadores Intel Core 11000. Visto que para isso, precisa de uma board H470 ou Z490.



Intel decidiu explicar o fim da retrocompatibilidade. Curioso?

fim da retrocompatibilidade

Portanto, na cabeça dos entusiastas e especialistas, isto não fez mesmo muito sentido… Ao fim ao cabo, não é assim que uma plataforma funciona, tal como a AMD tem vindo a provar nos últimos 3~4 anos.

Contudo, segundo a própria Intel, existe uma explicação plausível para toda a situação!

Afinal, parece que algumas motherboards B460 e H410 têm chips ‘re-badged’ de gerações mais antigas do PCH, sendo também produzidas a partir do processo de 22nm. Entretanto, as boards H470 e Z490 são baseadas em chips de 14nm. Muito resumidamente, a Intel fez exatamente o que já tinha feito com as velhas boards B365, que foram também um rebadge das mais antigas H170.

Porque razão isto limita o suporte aos novos processadores?

Aparentemente, além de contarem com uma versão mais antiga do Intel ME (Management Engine), as boards H460 e H410 são também incapazes de comunicar com os novos Rocket Lake-S através de sinais PMSYNC/PMDN.

Em suma, numa tentativa de salvar a produção, devido às limitações das linhas de 14nm, a Intel acabou por se encurralar. Contudo, nada justifica apenas mencionar que a retrocompatibilidade é impossível, a basicamente um mês do lançamento dos novos processadores.

Ainda assim, é possível que algumas fabricantes optem por avançar com este suporte, para as revisões mais recentes destas motherboards.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também