Intel – Processadores de 10nm adiados para 2020!

Desde que a Intel adiou (mais uma vez) os seus CPUs de 10nm, que tem estado caladinha que nem um rato. No entanto, isso não impediu que os seus planos para os próximos anos já chegassem à Internet para revelar o que já muitos suspeitavam…

Os processadores de 10nm foram adiados mais uma vez!

Um slide do roadmap da Intel apareceu na Internet, revelando que a empresa planeia continuar a usar e a abusar do seu processo de fabrico de 14nm! Com a produção de chips de 10nm adiada para 2020.

Intel 10nm

Como podem ver na imagem, a empresa vai lançar os seus processadores ‘Coffee-Lake-S’ que inclui o primeiro processador de 8 núcleos da empresa para o mercado de consumo no terceiro trimestre de 2018, com a nova Z390 a ser lançada alguns meses depois no fim do ano.

Além disso, a gama ‘Skylake-SP’ e ‘Cascade Lake-SP’ também ficará disponível no terceiro trimestre do ano, enquanto os ‘Copper Lake-SP’ apenas serão lançados no fim do ano, provavelmente ao mesmo tempo que o chipset Z390.

Quanto aos processadores de 10nm… Foram adiados para 2020! Pois os CPUs ‘Icelake-SP’ apenas serão lançados no terceiro trimestre de 2020 segundo o planeamento da Intel.

Fonte


Afinal o que se passa com os processadores de 10nm da Intel?

O processo de fabrico de 10nm da Intel tem sido constantemente adiado! Apesar disso, a empresa garante que está tudo a correr bem, e que vamos ter os primeiros processadores ainda este ano, numa quantidade muito limitada.

Afinal o que se passa ?

É bastante simples, há problemas com este processo de fabrico! E normalmente quando algo nasce torto… tarde ou nunca se endireita!

Recentemente foi descoberto no Lenovo Ideapad 330, um processador Core i3-8121U de 10nm.

Enquanto a Intel continua a assegurar que está tudo bem, o iGPU deste processador encontra-se desativado.

Num espaço ‘2+1’, em que existem dois núcleos CPU e um núcleo GPU. Parece que por alguma razão, a Intel não conseguiu meter todo o conjunto em funcionamento.

Leia mais aqui.