Acha que a evolução no mundo dos processadores está “parada paradinha”? Pois bem, ao que tudo indica, a Intel está a preparar algo realmente especial para a décima quinta geração de processadores Intel Core ‘Arrow Lake’.
Estamos a falar de um aumento no IPC à volta dos 45%, bem como vários ganhos no campo da eficiência. Parece incrível! Mas será verdade?
Intel Core 15000: +45% de performance? É possível!?
Portanto, segundo um novo ‘leak’, os novos processadores Intel Core 15000 podem vir a ser um upgrade fantástico face ao que temos visto no mercado. Estamos a falar de um aumento de performance incrível por núcleo/thread, e por ‘clock’, no lado dos núcleos P(erformance).
Dito isto, quanto à quantidade de núcleos, a Intel até estava a planear implementar 8 núcleos P e 32 núcleos E. Porém, as coisas mudaram de figura, e como tal, tudo indica que o processador topo de gama desta nova geração vai ficar pelos 8 núcleos P e 16 núcleos E. O objetivo é também manter uma velocidade (GHz) próxima à que temos agora, mas com uma maior eficiência energética, e claro, um maior nível de performance por clock. (+45% IPC).
O tamanho físico vai ser o mesmo, bem como o socket, comparativamente à geração anterior (Meteor Lake). Ainda assim, é esperado que este processador utilize um misto de processos dentro do mesmo pacote (Intel 4 e TSMC 3nm). Esta vai ser a primeira gama de processadores a utilizar núcleos desagregados.
Então e os Core 14000?
Não é ainda certo que esta geração seja conhecida como Core 15000. Porquê? Tudo se deve ao facto de a Intel não querer lançar nada de significativo em 2023, e por isso, poderia fazer algum sentido saltar uma geração na nomenclatura, para dar a “pista visual” ao consumidor, que o nível de performance aumentou, e não foi pouco.