Intel Core 12000 trazem novidades, mas são “esfomeados”

Os novos Intel Core 12000 (Alder Lake) vão chegar ao mercado ainda em 2021, com algumas novidades à mistura. Afinal de contas, vamos dar as boas vindas ao processo de 10nm (Intel 7), vamos ter processadores baseados em designs big.LITTLE, e claro, vamos também dar as boas vindas ao suporte das tecnologias PCIe 5.0 e DDR5.

No entanto, apesar do uso de um processo de 10nm em vez do tradicional processo de 14nm, e do design big.LITTLE… Os novos Intel Core 12000 vão gostar muito de energia elétrica. É um aumento muito significativo relativamente aos Intel Core 10000 e 11000.

Os novos Intel Core 12000 trazem novidades, mas são “esfomeados”

Portanto, muitos pensaram que o salto para os 10nm significaria um aumento da eficiência energética. E isto até pode ser verdade, mas ao que tudo indica, a Intel vai apostar tudo o que tem em performance, para claro, encostar a AMD à parede ainda em 2021.

Afinal de contas, já conhecemos mais ou menos o consumo destes processadores em IDLE e em LOAD, e os números não muito animadores.

Em suma, segundo o reportado, o consumo em “pico” vai subir entre 50~100W na nova geração de processadores Intel Core 12000 Alder Lake. Estamos a falar nas alturas em que o boost clock entra em pleno.

Entretanto, o segmento de CPUs de 165W também é completamente novo. Não tivemos nenhum processador a entrar nesta categoria nas gerações 10 e 11 da família Intel. No entanto, também é esperado que a AMD aposte num TDP de 170 com a sua nova arquitetura Zen 4. Ou seja…

Não são apenas as placas gráficas a apostar na performance, esquecendo a eficiência energética! Os processadores estão a ir pelo mesmo caminho!

Entretanto, é esperado que a Intel lance os primeiros processadores desta gama no dia 27 de Outubro, de forma a acompanhar o lançamento do Windows 11.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!