Intel adia mais uma vez os seus processadores de 10nm


Por em

A Intel está a usar o processo de fabrico de 14nm há já algum tempo, no entanto isto não quer dizer que a empresa está a dormir, com muito trabalho a ser feito nos processadores Canon Lake que já irão ser produzidos utilizando um processo de 10nm.

No final do ano passado, a Intel decidiu adiar os seus Canon Lake, e agora que já temos algumas datas, a empresa confirmou que apenas irá produzir em massa estes processadores em 2019.

O que acaba por levantar algumas questões… Problemas técnicos ou a AMD conseguiu com que a Intel mudasse os seus planos com o sucesso dos Ryzen ?

Intel 10nm Processadores canon lake

A empresa já adiou os Canon Lake algumas vezes, mas parece que agora está bastante confiante que irá conseguir meter um produto no mercado em 2019.

Durante o anúncio dos resultados operacionais do primeiro trimestre de 2018, o CEO ‘Brian Krzanich’ falou um pouco acerca dos planos da Intel para o futuro. Por enquanto, a Intel irá continuar a fazer melhorias arquitecturais com o seu processo de fabrico de 14nm, com alguns modelos de 10nm a serem lançados no fim deste ano, em 2019 já iremos ver toda a gama no mercado.

Aparentemente ainda existem algumas dificuldades na produção de wafers a 10nm, algo que o CEO da Intel confirmou ser a razão do adiamento.

Por isso a empresa decidiu esperar, em vez de lançar produtos para o mercado sem o mínimo de qualidade requerido.

Claro que também podemos entrar numa de ‘Teorias da conspiração’ e argumentar que este adiamento também pode ser devido ao sucesso da arquitectura Zen da AMD usada nos processadores Ryzen, mas vamos fingir que são apenas problemas de ‘yelds’ e que a contratação do designer responsável pela arquitectura dos processadores Ryzen também não quer dizer nada.

Além desta discussão, e enquanto a receita da AMD tem crescido bastante graças aos processadores Ryzen, a Intel também tem conseguido manter um crescimento incrível, com os ganhos trimestrais a subir 13% de ano para ano.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

AMD começou a roubar quota de mercado à Intel!

Apple está a planear produzir uns óculos de Realidade Virtual !

Seguinte